Inovação

Convocatória Aberta atribui 100 mil euros a atividades de inovação e tecnologia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_founders_founders_02.jpg

Filipa Brito

Já são conhecidas as 10 atividades premiadas com um total de 100 mil euros, no âmbito da edição de 2022 da Convocatória Aberta, iniciativa municipal destinada a apoiar entidades e organizações coletivas, nacionais ou estrangeiras que apresentem atividades promotoras do desenvolvimento do ecossistema tecnológico da cidade do Porto.

Cada uma das atividades selecionadas vai receber um apoio máximo de 10 mil euros para contribuir para a promoção da inovação e transição digital na cidade. Nesta 6.ª edição da Convocatória Aberta foram recebidas 47 candidaturas.

A iniciativa, promovida pelo Município do Porto, enquadra-se na estratégia para a inovação e transição digital e é coordenada pela Porto Digital, através da plataforma para a inovação Porto Innovation Hub. Conta, nesta edição, com o apoio da UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto.

Cada atividade selecionada relaciona-se com as seguintes áreas de ação, definidas no regulamento da iniciativa: estudos, mapeamentos e avaliações do ecossistema de Inovação e Tecnologia, partilha de conhecimento, capacitação e formação profissional, bem como de capacitação dos cidadãos para as novas tecnologias e Transição Digital, promoção e dinamização de comunidades tecnológicas e de promoção da ciência e conhecimento e valorização da Inovação e Tecnologia junto de empresas de base tecnológica, nomeadamente através do apoio à ideação e experimentação, bem como ao desenvolvimento de soluções e serviços inovadores.

Nesta edição, as atividades que vão receber o apoio da Câmara do Porto concentraram-se sobretudo na partilha de conhecimento, capacitação e formação profissional, a par da capacitação dos cidadãos para as novas tecnologias e transição digital e também na promoção e dinamização de comunidades tecnológicas e de promoção da ciência e conhecimento. O apoio foi votado na reunião de Executivo de 13 de fevereiro, tendo sido aprovado com os votos favoráveis de todas os vereadores e a abstenção da vereadora do Bloco de Esquerda.

A Convocatória Aberta realiza-se desde 2017 e, até à presente edição, contou com mais de 10 mil participantes em 36 atividades apoiadas.

Atividades selecionadas:

EXIT! Stories
Com a iniciativa “EXIT! Stories”, a Founders Founders pretende contar as histórias de algumas das principais “Exits” do Porto. O objetivo passa por criar um instrumento poderoso de divulgação do ecossistema, que mostre ser possível construir projetos globais, bem investidos e com “selo de qualidade” do Porto. Através destas histórias, vai ser possível provar que faz sentido investir e trabalhar do Porto para o mundo.

Porto Tech Hub Conference
O Porto Tech Hub promove diversas iniciativas e eventos, sendo o principal a Porto Tech Hub Conference. Neste evento, os participantes têm a oportunidade única de se atualizar a respeito das últimas e maiores tendências tecnológicas em linguagens de programação como Java ou JavaScript, Nuvem e Infraestruturas, Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial, Segurança ou Blockchain. Serão convidados verdadeiros especialistas em tecnologia, que trabalham nessas áreas, para que os participantes tenham a oportunidade de aprender com os melhores!

WDL Launchpad
O evento de um dia “WDL Launchpad”, proposto pela World Data League, promove o desenvolvimento de ideias de valorização da inovação e tecnologia junto de empresas de base tecnológica, tendo como base as soluções open-source de desafios de impacto social provenientes da competição WDL.

Cientista Regressa à Escola
A Associação Native Scientist cria um conceito inovador de Educação Circular, que facilita o regresso de cientistas naturais do Porto à sua escola de 1.º Ciclo, para realizar oficinas de ciência únicas e pedagógicas com os estudantes. Através desta iniciativa promove-se a ciência, tecnologia e inovação, combatem-se desigualdades no acesso à ciência, ao alcançar escolas em zonas mais vulneráveis ou desfavorecidas, e criam-se pontes entre a comunidade científica e escolar.

Bombarda Digital Lab
Promovida pelo Quarteirão Criativo, a iniciativa pretende, através da realização de um Bootcamp, assinalar o início de uma "revolução digital" nesta zona da cidade, desafiando residentes, comerciantes, estudantes e cidadãos a envolverem-se na ideação de soluções e extensões digitais para este território físico, numa lógica do bairro enquanto laboratório vivo para a transição digital.

NFTs Event: The New tech frontier
Devido à constante expansão do mundo NFT, a Humode pretende criar o primeiro evento NFT no Porto. Assim, será dado o primeiro passo para que o Porto se posicione enquanto primeira cidade NFT-friendly do mundo, ajudando a melhorar o ecossistema NFT à sua volta e vislumbrando muitas empresas e serviços que dela possam surgir.

Women(dot)Business – Peer-to-Peer Mentorship

A atividade vai agregar um grupo de mulheres empreendedoras tecnológicas, com reuniões a cada três semanas para partilhar conhecimento, aceder a informação e oportunidades e apoiar-se mutuamente. Além das sessões de partilha em grupo, facilitadas por um executive coach, haverá um conjunto de workshops/masterclasses e será criada uma rede de contactos de negócio alargada, que promoverá negócios e investimento.

BioMakers Porto - Laboratório de Ciência Cidadã
A Tinker City (Viva Lab) propõe mostrar à comunidade do Porto que a biotecnologia está muito próxima do nosso dia a dia e pode ser incluída no repertório de ferramentas criativas das mais diversas áreas profissionais, como arquitetura, design, arte, gastronomia, engenharia, educação, entre outras. Através de um conjunto de ações - desde eventos de sensibilização, workshops para ensinar a construir equipamentos laboratoriais e fazer experiências, criação de uma peça de BioArte até a um evento de encerramento com a apresentação de resultados – a comunidade será envolvida e instruída a entender melhor a importância desta área de conhecimento.

Tech Hiring Community Conference (THC)
Uma conferência no Porto que contempla uma série de eventos de compartilhamento de conhecimento voltados para a comunidade na área de RH e recrutamento de tecnologia, organizada periodicamente pela Landing.Jobs. A série THC é focada em temas relacionados ao Recrutamento Tecnológico como Employer Branding, Atração de Talentos, Recrutamento e Contratação, Trabalho Remoto/Relocação, entre outros.

PWIT Awards
A comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT) surgiu com o intuito de dar visibilidade às mulheres envolvidas no ecossistema empreendedor, mostrando as atividades incríveis em que estão envolvidas e que têm ajudado a impulsionar. Naquela que será a sua 4.ª edição, os PWIT Awards vão trazer oradores de referência e celebrar o ecossistema tech, no feminino, com a presença de players locais e nacionais. Para além dos prémios, será um dia intenso de partilha de conhecimento para refrisar o facto de as mulheres serem parte ativa do mundo tech, cujo expertise pode e deve ser partilhado.