Sociedade

Convite inédito de uma câmara municipal: perca-se!

  • Notícia

    Notícia

#fib_Dia_Da_Crianca_32.jpg

Filipa Brito

O programa municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana reservou para a tarde do próximo sábado, dia 30, um desafio inédito: fazer com que as pessoas se deixem perder num labirinto de buxo.

Chama-se Labirinto de Buxus sempervirens e é um dos ex libris da antiga Quinta da Lameira, hoje denominada Parque de São Roque. Resultou da divisão da Quinta da Bela Vista e foi pertença das famílias Ramos Pinto e Cálem, unidas pelo casamento de Maria Eugénia Ramos Pinto e António de Oliveira Cálem.

A propriedade, com a sua casa apalaçada setecentista e os jardins e mata anexos, foi adquirida pela Câmara do Porto à família Cálem em 1979 e aberta ao público no mesmo ano.

Nos seus mais de 40.000 metros quadrados, este parque mantém um ambiente romântico, surpreendendo em cada recanto com as suas espécies exóticas, os seus lagos e repuxos, coretos, estátuas e minaretes. Mas o que talvez mais se destaca neste bosque é o seu labirinto de buxo, cuja beleza reside na simplicidade e caráter lúdico.

A partir das 18 horas deste sábado, Francisco Guedes de Carvalho, arquiteto com especial apetência pela paisagem, e Raul Ramos Pinto, descendente da família ligada à quinta, com a moderação de Gabriela Leite, diretora municipal de Proteção Civil, Ambiente e Serviços Urbanos, vão ajudar os participantes desta sessão a percorrer os caminhos do labirinto, não para encontrar a saída mas para se perderem nos encantos de Ariadne.

A participação tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

Mais informações em www.umobjetoeseusdiscursos.com.