Cultura

Convite à participação no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_se_porto.jpg

Miguel Nogueira

É já esta terça-feira, dia 18, que se volta a assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Ação promovida pela Direção-Geral do Património Cultural acontece, este ano, sob o tema “Património e Mudança” e ainda é possível receber inscrições para associar atividades ao evento.

A organização explica que o objetivo da edição deste ano é “divulgar estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elementos de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação”.

Através da definição de “planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas”, da estimulação da “reconciliação das comunidade e dos seus habitats”, do impulsionar da “divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema”, mas também do apoio à “criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde”, a Direção-Geral do Património Cultural acredita ser possível “promover o potencial do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa”.

Todas as entidades que se queiram associar ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios podem inscrever a sua atividade na página da organização, até amanhã, 17 de abril.

O programa deste ano conta já com a visita orientada “À descoberta do Centro Histórico”, com ponto de encontro marcado para o Terreiro da Sé, às 10 horas.

À mesma hora, o Reservatório da Pasteleira promove a oficina “Marcas Histórias e Gestos”, que terá uma segunda sessão, às 14h30.

Também o Arqueossítio apresenta uma oficina com duas sessões (às 10h30 e às 15 horas), mas sob o tema “Arqueólogo por um dia”. No mesmo local, é possível participar, às 11 horas e ás 15h30, na visita orientada “Em torno do Arqueossítio de D. Hugo, 5”.

A finalizar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítio, acontece a palestra “Levar àgua à Foz – O Reservatório da Pasteleira no contexto da expansão do Porto para ocidente”.

A participação nas atividades requer inscrição prévia através do endereço de correio eletrónico arqueologia@cm-porto.pt.