Cultura

Contratenor Jakub Józef Orliński em estreia nacional no Teatro Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Concerto_Jakub_Jozef_Orlinski_Rivoli_01.JPG

DR

No próximo sábado, 25 de março, Jakub Józef Orliński apresenta-se com a orquestra il Pomo d’Oro no Rivoli, num concerto de homenagem a Jorge Gil, fundador do "Em Órbita", por ocasião do 80.º aniversário. O contratenor polaco é um dos mais relevantes artistas da música clássica internacional e apresenta-se, pela primeira vez em Portugal, a 25 de março, às 19h30, no Grande Auditório do Rivoli.

Será acompanhado pela orquestra il Pomo d’Oro, composta por 17 músicos, para apresentar Facce d’Amore, um programa que compreende várias árias barrocas dedicadas às várias vertentes do amor. O concerto conta ainda com Francesco Corti como cravista e maestro.

Este é um concerto de homenagem a Jorge Gil, fundador do “Em Órbita” (1965-2001), referência no panorama radiofónico português e promotor de concertos de música erudita, que completaria 80 anos em 2023.

Neste mesmo ano, assinalam-se os 20 anos do último concerto organizado por Jorge Gil, curiosamente no Teatro Rivoli.

Com concertos e recitais esgotados por toda a Europa e nos Estados Unidos da América, Jakub Józef Orliński formou-se na Juilliard School, em 2017, tendo começado a sua carreira internacional, como Orimeno, em “Erismena”, de Francesco Cavalli, na sua estreia no Festival de Aix-en-Provence.

Premiado e distinguido em todo o mundo, Jakub representa a nova geração da música lírica, enquanto também faz breakdance. Participa em competições de dança, tendo ficado em quarto lugar na competição Red Bull BC One Poland Cypher, segundo lugar no Stylish Strike – Concurso Top Rock e segundo lugar na competição The Style Control.

Também já protagonizou campanhas para Levi's, Nike, Turbokolor, Samsung, Mercedes-Benz e MAC Cosmetics.

Os bilhetes estão à venda no Teatro Municipal do Porto e na Bilheteira Online.