Urbanismo

Contagem decrescente para a edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_VII_Semana_Reabilitacao_Urbana_03.jpg

Filipa Brito

Na próxima semana, de 22 a 24 de novembro, regressa ao Palácio da Bolsa um dos eventos nacionais mais importante no âmbito da reabilitação urbana, construção e sustentabilidade. A Semana da Reabilitação Urbana celebra a sua 10.ª edição. Este ano, a iniciativa renova o superior apoio da Câmara Municipal do Porto e conta, pela primeira vez, com o apoio das câmaras municipais da Maia, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia, que se associam ao evento na qualidade de municípios parceiros.

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a programação da Semana da Reabilitação Urbana contempla 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e 11 sessões paralelas, a decorrer no auditório do piso 2, do mesmo edifício, envolvendo 120 oradores, ao longo de três dias.

Entre os temas centrais da edição deste ano destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário.

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também, de forma muito premente, o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do “Pacto do Porto para o Clima”. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.

Reforçando a importância da reabilitação urbana na valorização da cidade, a intervenção de reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão ganha destaque na programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. E atentos ao futuro de toda uma região, apresenta-se e debate-se a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade.

Estreia do INOVA(RE)

A celebrar a sua 10.ª edição a Semana da Reabilitação Urbana do Porto estreia um novo espaço dedicado à tecnologia, inovação e sustentabilidade – o INOVA(RE).

De 22 a 24 de novembro, empresas que se distinguem pelo seu carácter inovador, cujos produtos e serviços são bons exemplos de empreendedorismo, estarão presentes no evento. Estão também previstas duas sessões de apresentação: uma, no dia 22, e outra, no dia 23, a partir das 17 horas, no auditório do piso 2 do Palácio da Bolsa. Será possível ouvir, na primeira pessoa, os Founders e CEO destas startups apresentarem as suas ideias, produtos, serviços e tecnologias.

O maior espaço expositivo em 10 anos

Com um forte apoio do setor empresarial, desde a sua primeira edição, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2022 reúne algumas das empresas mais relevantes do setor no mesmo espaço. Da consultoria, à construção passando pelos materiais, marcam presença no espaço expositivo da iniciativa mais de 20 empresas.

A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado e institucional. Esta é uma iniciativa gratuita, sujeita a registo.