Economia

Consultora inglesa líder de mercado instala GTI no Porto e vai precisar de 400 trabalhadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_formacao_online.jpg

Filipa Brito

O plano já fazia parte dos objetivos iniciais da Kantar quando se instalou no Porto, em outubro passado, e materializa-se agora. Depois de criar um centro regional de competências, a inglesa líder em análise de dados e consultoria para marcas vai expandir a presença na Invicta com o seu primeiro centro global de tecnologia e inovação (GTI hub).

A partir do Porto, a empresa vai, assim, “desenvolver tecnologias avançadas consideradas estratégicas para a [sua] diferenciação”. “A tecnologia é reconhecida como um motor fundamental para a transformação da Kantar e o novo GTI hub do Porto servirá como incubadora de novas tecnologias para os produtos e plataformas que irão potenciar a próxima fase de crescimento da Kantar e dos seus clientes”, refere, em comunicado, a diretora de tecnologia da Kantar, Alex Cesar.

Para dar resposta a esta aposta, estarão abertas 150 vagas ao longo deste ano, mas o plano é para criar cerca de 400 postos de trabalho durante os próximos quatro anos.

Os perfis com prioridade no recrutamento são os de engenheiros de software e engenheiros de dados para trabalharem na plataforma Kantar Marketplace, bem como nas equipas de Global Security e Infrastructure Transformation.

A médio-prazo, avança a empresa, “o Porto tornar-se-á num centro de excelência para as áreas de cloud, infrastructure engineering e application support”. Será também a cidade portuense a assumir-se, dentro da estrutura da Kantar, como “base para a comunidade de nómadas digitais, formada por quadros séniores da empresa”.

Nas palavras da diretora de tecnologia, neste momento a empresa está focada em “construir uma equipa e uma base tecnológica que acelere o crescimento da Kantar de forma sólida”. Assim, afirma Alex Cesar, “a escolha do Porto para o nosso primeiro GTI hub é um passo importante nessa direção e reflete a cultura que estamos a construir”.

“É uma cidade fantástica para viver e trabalhar, que nos dá acesso próximo a um crescente número de talentos tecnológicos. Para além de que o facto de estarmos no Porto vai melhorar ainda mais a atratividade da Kantar como um ótimo local para trabalhar em tecnologia”, acredita a responsável.

Alex Cesar admite que “as tecnologias avançadas são fundamentais para o nosso roadmap de produtos e para a nossa ambição de crescimento e, por isso, estou empenhada em tornar a Kantar numa empresa de eleição para profissionais da tecnologia”. “Estamos a construir uma cultura única dentro da nossa comunidade. Quebrámos os estereótipos sobre como a tecnologia e os negócios trabalham em conjunto e criámos um ambiente inclusivo onde a inovação prospera e os nossos talentos florescem”, conclui.

A Kantar é um grupo multinacional de origem inglesa especializado em serviços de consultoria e consumer intelligence para grandes marcas. O grupo emprega 27 mil colaboradores a nível mundial, prestando serviços para clientes em mais de 90 países. Em 2020 registou um volume de negócios superior a 2,5 mil milhões de euros, o que a coloca entre os cinco maiores líderes em market research.

A vinda do grupo para a Invicta foi facilitada pela InvestPorto, unidade da Câmara do Porto criada para promover investimentos de alto valor para o crescimento sustentável da cidade.