Política

Cônsul de Moçambique articula com Rui Moreira mais apoio à Cidade da Beira após a catástrofe

  • Notícia

    Notícia

Depois do apoio anunciado pela autarquia do Porto, na semana passada, em contexto de catástrofe, Rui Moreira recebeu hoje Agostinho Milton, Cônsul de Moçambique no Porto e Zona Norte de Portugal, que agradeceu a ajuda para a reconstrução do hospital e da escola portuguesa na Cidade da Beira. Os dois prepararam novas formas de cooperação futura.

As duas cidades são geminadas e a Câmara do Porto foi das primeiras entidades a anunciar um apoio de 100 mil euros após a passagem do ciclone Idai, que será dado através da ONGD Heath4Moz, com sede no Porto e trabalho reconhecido na área médica em Moçambique. Além destes 100 mil euros, que serão amanhã votados em reunião de Executivo, Rui Moreira garantiu também, posteriormente, que se responsabilizaria pela reconstrução do telhado da escola Portuguesa na Cidade da Beira, respondendo a um apelo que lhe foi feito pelo Secretário de Estado das Comunidades.

Rui Moreira tem acompanhado a situação através de contactos frequentes com o local, quer através da Heath4Moz quer da Associação Portugal - Moçambique e mesmo com o Presidente da Câmara da Cidade da Beira e com o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

O presidente da Câmara do Porto manifestou ao cônsul a sua vontade de criar um programa mais permanente de presença da cidade em Moçambique, que possa desenvolver parcerias de apoio mais continuado, após o período de emergência. A autarquia portuense disponibilizou ainda uma equipa multidisciplinar à Câmara da Cidade da Beira para entrar no terreno em operações de rescaldo e prevenção, assim que a autarquia da cidade moçambicana o entender, à semelhança do que fez com a cidade do Funchal quando foi assolada por incêndios.