Mobilidade

Construção dos poços de ventilação da Linha Rosa com interferência pontual no trânsito

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_sinal_perigo.jpg

Filipa Brito

O avanço na empreitada da Linha Rosa da Metro do Porto está, neste momento, a assegurar a criação de três poços de emergência e ventilação. Intervenções vão condicionar a circulação viária e pedonal nas praças de Parada Leitão e Gomes Teixeira e na Rua do Carmo, já na manhã desta terça-feira, 16 de maio.

Os poços estão a aproximar-se da profundidade final e os últimos metros de escavação têm de ser feitos com recurso a pequenas cargas de explosivos.

Assim, na terça-feira, dia 16 de maio, a Praça de Parada Leitão, a Praça de Gomes Teixeira e a Rua do Carmo estarão interditas ao tráfego viário e fortemente condicionadas ao tráfego pedonal, sensivelmente entre as 07h45 e as 08 horas, para garantir condições de segurança antes e depois dos disparos.

No dia seguinte, 17 de maio, decorrerá uma operação semelhante no Largo de Ferreira Lapa, das 10h30 às 10h45, com constrangimentos no acesso ao terminal do Bom Sucesso.

O transporte público será desviado, durante este período, para a Rua de S. Paulo (linhas 402, 403, 503, 508, 704, 803 e 907) ou para a Rua de Júlio Dinis (linhas 201, 204, 208, 303 e 501).

A construção de túneis subterrâneos decorre, também, na Rua de Miguel Bombarda. No entanto, por estarem, aqui, a ser feitos em terreno privado, os trabalhos não implicam a ocupação de espaço público ativa e visível.

Este método de escavação tem sido utilizado, com sucesso, noutras frentes de obra.

Os trabalhos estão devidamente autorizados pelas entidades competentes, dispõem da respetiva Licença Especial de Ruído e serão precedidos por breves avisos sonoros de alerta, o que significa que o impacto é pontual e reduzido. Na via pública, será montado um perímetro, com gradeamento e acompanhamento policial, para assegurar o distanciamento necessário.