Ambiente

Consórcio mostra resultados de projeto europeu para implementar corredores saudáveis nas cidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Porto acolheu a última reunião do Consórcio do projeto URBiNAT - Healthy Corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS. Após seis anos de trabalho focados na construção de corredores saudáveis, a reunião teve como objetivo fazer um balanço do projeto e partilhar resultados.

A reunião, que decorreu nos dias 7 e 8 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e, no dia 9, em Campanhã, juntou membros de toda a Europa, nomeadamente das cidades líderes (Sófia e Nantes) e seguidoras (Nova Gorica, Bruxelas e Høje-Taastrup) e representou uma oportunidade para os decisores políticos, técnicos municipais de várias áreas, bem como investigadores e diversas organizações envolvidas no projeto poderem partilhar experiências e aprendizagens.

Além de conferências e debates políticos e técnicos com diferentes atores, o encontro proporcionou, também, sessões de trabalho e visitas a vários projetos na cidade do Porto.

O evento de encerramento do URBiNAT decorreu em Campanhã, no Parque Alameda de Cartes (cujas obras foram levadas a cabo pela GO Porto), com a visita à área do parque que já esta aberta à população, próxima à Escola Básica do Falcão. A iniciativa contou com várias atividades, como oficinas de pintura, um almoço comunitário, o campmarket (com artesãos locais), concertos, entre outras.

O URBiNAT a as soluções baseadas na Natureza

O URBiNAT centrou-se na regeneração e integração de empreendimentos urbanos de habitação social carenciada, através de um catálogo inovador e inclusivo de Soluções Baseadas na Natureza (NBS).

No Porto, o Município escolheu a freguesia de Campanhã e a sua comunidade para desenvolver o projeto. Durante seis anos de um processo de co-criação, organizado em quatro fases (co-diagnóstico, co-projeto, co-implementação e co-monitorização), os cidadãos foram convidados a participar em diversas atividades, oficinas e eventos públicos, trazendo a sua experiência para o desenho do projeto. A utilização de soluções baseadas na natureza no planeamento da cidade permitiu melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, amenizar alguns dos efeitos das alterações climáticas e gerir de forma sustentada os recursos naturais.

Iniciado em 2018, o URBiNAT passou pela criação e o desenho de um corredor saudável entre os bairros do Cerco, Lagarteiro e Falcão, mas foi-se transformando num projeto mais alargado, dando lugar a 40 mil metros quadrados de área verde naquela área, abrindo um canal pedonal e ciclável desde o Parque da Corujeira até à entrada do Parque Oriental – o designado Parque da Alameda de Cartes. Esta requalificação, que foi concebida e implementada com a comunidade local e inspirada pela natureza, potencia o movimento das pessoas em espaços de circulação mais seguros, agradáveis, e o seu usufruto enquanto espaços de lazer e contemplação.

O URBiNAT, financiado pelo H2020, consiste num consórcio mundial de parceiros académicos e empresariais em sete cidades europeias. Cada cidade URBiNAT atua como laboratório vivo para a implementação de soluções de corredores saudáveis. As cidades são apoiadas por parceiros locais, associações e centros de investigação, e outros centros, universidades e empresas europeias. As cidades do Porto, Nantes e Sófia atuam como pioneiras, com base na sua experiência demonstrada na utilização inovadora do espaço público com NBS. As cidades de Siena, Nova Gorica, Bruxelas e Høje-Taastrup partilham e replicam conceitos e metodologias URBiNAT, no seu papel de seguidores.

No Porto, o projeto envolveu dezenas de parceiros, entre os quais a Câmara do Porto, a Domus Social, E.M., o BIOPÓLIS, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), a Universidade de Coimbra e o atelier de Design GUDA.