Educação

Conselho Municipal de Educação faz balanço positivo do ano letivo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Conselho Municipal de Educação reuniu na Casa de São Roque e fez um balanço do ano letivo, preparando já o próximo, com algumas novidades.

Relativamente ao ano que está a terminar, o vereador da Educação, que presidiu à reunião, fez uma análise aos investimentos em curso relativamente à requalificação das escolas, nomeadamente a elaboração de projetos, no âmbito da descentralização de competências.

As obras de requalificação estão a decorrer na Escola Básica Agra do Amial e de beneficiação de arranjos exteriores em outras sete escolas básicas e secundárias. Está também em curso o procedimento concursal para a requalificação da Escola Básica da Ponte, prevendo-se que a obra tenha início em meados de 2025. As da Escola Básica dos Correios estão concluídas, pelo que este estabelecimento de ensino reabrirá em setembro.

amerca_reuniao_conselho_municipal_educacao_2024_06.jpg

Depois de uma detalhada análise do ano letivo apresentada por Fernando Paulo, que destacou a excelente colaboração com as direções dos agrupamentos de escolas, a quem agradeceu o espírito de colaboração, disponibilidade e trabalho desenvolvido, "que têm contribuído para a excelência da escola pública do Porto", bem como a boa cooperação com as juntas de freguesia e as associações de pais, foi feito um balanço bastante positivo do ano letivo que está a terminar.

O responsável pela área da Educação referiu, igualmente, a transferência direta para os agrupamentos de escolas de montantes superiores a 3,5 milhões de euros, no âmbito dos contratos interadministrativos de delegação de competências, respeitando assim o princípio de autonomia e capacidade de gestão otimizada e mais próxima dos agrupamentos.

De entre os muitos projetos foi destacada a implementação do Programa Municipal Porto de Palavras, que tem como objetivo primordial a promoção de competências de linguagem e fala na base dos mecanismos de aprendizagem da leitura e da escrita.

Relativamente à preparação do novo ano letivo foi aprovado, por unanimidade, o Plano Municipal de Transportes Escolares, bem como a oferta de atividades de enriquecimento curricular e das atividades de animação e de apoio ao estudo.