Sociedade

Conselho Municipal da Juventude reúne para aprovar Estratégia da Juventude do Porto 4.0

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_arquitetos_12.jpg

Porto.

A Câmara do Porto apresenta na próxima quarta-feira, 16 de junho, a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 aos representantes da juventude da cidade.

#YouthUpPorto - o modelo de construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 - foi apresentado e aprovado, por unanimidade, na reunião de fevereiro de 2021 do Conselho Municipal da Juventude do Porto, que contou com a participação de 55 organizações-membro. Um ano depois, e apesar dos impactos da pandemia COVID-19 e dos períodos de confinamento, o Município volta a reunir o Conselho para mostrar resultados.

A Estratégia da Juventude do Porto 4.0 representa o quarto plano municipal de juventude do Porto e foi construída entre janeiro 2020 e maio de 2021. Inclui quatro pacotes de trabalho - análise; capacitação; informação; participação - e assegurou oportunidades de participação para todos os jovens e organizações de juventude do Porto.

Ao nível da capacitação e participação foram desenvolvidas 17 atividades de contato, que envolveram 746 participantes, incluindo jovens, decisores e técnicos, com destaque para o Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto; Debate A Tua Cidade 2020: Políticas de Juventude; Plano B: Laboratório de Democracia Participativa; Semana da Educação Global: Visões da Juventude Global-Local; as nove sessões dos Porto Youth Work Webinars; e a coorganização do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021.

A Estratégia da Juventude do Porto 4.0 propõe uma nova abordagem para as políticas de juventude do Porto, assente em princípios, centrada nos jovens e orientada para objetivos. A criação de Objetivos da Juventude do Porto, que podem ser ativados por jovens e organizações de juventude e que estão sintonizados com o Plano Nacional para a Juventude, os Objetivos da Juventude da União Europeia, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Prioridades da Comissão Europeia é uma das novidades.

Nesta reunião do Conselho Municipal da Juventude vão ser também apresentados os resultados do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021. Coorganizado pelos municípios do Porto e Braga, Conselho Nacional de Juventude, Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e Instituto Português do Desporto e Juventude, nos dias 23 e 24 de abril, esta primeira edição juntou 88 municípios e 343 participantes, tendo produzido a Carta A3: 10 ideias para modernizar os Conselhos Municipais da Juventude e uma bolsa de projetos para transformar ideias em boas práticas, com 21 propostas passíveis de implementação. O A3: ENCMJ 2021 incluiu ainda o Encontro Nacional de Vereadores da Juventude 2021 e deixou visível a vontade de atualizar a lei dos conselhos municipais de juventude para abrir e reforçar a participação jovem.

Criado em 2000, o Conselho Municipal da Juventude do Porto é um órgão consultivo para as políticas de juventude locais, que inclui associações de estudantes, associações juvenis, juventudes partidárias e deputados à Assembleia Municipal. Integra 114 organizações-membro.