Sociedade

Conselho Municipal da Juventude abordou empreendedorismo e empregabilidade jovem

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto dinamizou, na quinta-feira, dia 17, Dia Internacional do Estudante, a terceira reunião do Conselho Municipal da Juventude em 2022.

Realizado no auditório da UPTEC – Asprela I, sob o tema “Empreendedorismo como motor para a Empregabilidade Jovem”, o encontro pretendeu ser o móbil orientador da discussão para uma nova abordagem das políticas de Juventude. O intuito foi o de reforçar um dos eixos de ação consagrados na Estratégia da Juventude do Porto 4.0, e que coloca a empregabilidade jovem como um dos objetivos prioritários. O Município do Porto tem contribuído para este reforço de promoção do empreendedorismo, com a dinamização de iniciativas de mérito que visam a capacitação de jovens.

Nas palavras da vereadora Catarina Araújo, presidente do Conselho Municipal da Juventude do Porto, a cidade “e toda a região Norte têm um potencial enorme ao nível da geração de ideias. É onde grande parte das empresas portuguesas estão localizadas e estas são, em muitos casos, uma montra de inovação que reflete o nosso talento e o empreendedorismo. Basta olharmos para a quantidade de empresas que escolheram e escolhem o Porto para operar, assim como os muitos investimentos internacionais que temos vindo a assistir na cidade.”

Neste Conselho Municipal da Juventude foram apresentados os resultados do trabalho realizado pelo Município na área da Juventude desde a última reunião. Com a particularidade de 2022 se tratar do Ano Europeu da Juventude, destacaram-se as comemorações do Dia Internacional da Juventude, a participação em eventos como o European Innovation Academy e as Mostras Nacionais de Empreendedorismo e Ciência e o Capacita.TE (ainda em curso até dezembro), entre outros.

Na terceira e última reunião do ano 2022, promoveu-se também um momento de auscultação dos jovens relativamente a políticas de juventude que deem resposta às suas necessidades como forma de preparar o próximo ano, no que toca ao desenvolvimento de atividades que respeitem a execução da Estratégia da Juventude do Porto 4.0.

Esta sessão teve como convidados Joana Resende, presidente da direção do UPTEC-Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e vice-reitora da Universidade do Porto para o Empreendedorismo, Luís Rocha, diretor do departamento de tecnologias e sistemas de informação do Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, e Bruno Azevedo, diretor executivo e cofundador da AddVolt e alumni da Universidade do Porto.

Criado em 2000, o Conselho Municipal da Juventude do Porto é um órgão consultivo para as políticas de juventude locais, que inclui associações de estudantes, associações juvenis, juventudes partidárias e deputados à Assembleia Municipal.