Sociedade

Conselho Municipal da Juventude faz balanço positivo das atividades de 2020

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

conselho_municipal_juventude_25fev.jpg

O Conselho Municipal da Juventude reuniu pela primeira vez em 2021 para analisar, em retrospetiva, o ano que se passou. Embora a pandemia seja uma pedra no sapato, a atitude positiva dos jovens da cidade permitiu levar a bom Porto os projetos planeados pelo município.

Na sessão, realizada por meios telemáticos, a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, apresentou o relatório de atividades de 2020, que mereceu o apoio do conselho.

Com os projetos a terem de ser adaptados pelos constrangimentos que a Covid-19 causou à sua execução, as ferramentais digitais vieram revelar-se fundamentais para que, dentro das atuais circunstâncias, o trabalho prosseguisse e a interação entre município, associações e jovens, se mantivesse intacta.

Foi o caso do processo de cocriação da Estratégia de Juventude do Porto 4.0, dinamizado através do ciclo de laboratórios participativos de Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto, que “continua durante o presente ano a convocar os jovens à participação”, referiu Catarina Araújo. Mas também de muitas outras atividades realizadas online, como a iniciativa “Debate a Tua Cidade: Políticas de Juventude 2020” e a oficina de democracia participativa, que desafiou as organizações-membro do conselho e técnicos deste universo a idealizarem uma sociedade perfeita.

De facto, o ano de 2020 não desacelerou os objetivos traçados pela autarquia, e uma das grandes novidades foi o lançamento da plataforma “Study in Porto”, direcionada a todos os jovens que pretendam vir estudar para a cidade.

Também o Capacita.Te 2020 – Plano Local de Capacitação de Jovens e Dirigentes Associativos Juvenis foi outro dos projetos referenciados pela responsável pelo Pelouro da Juventude, iniciativa que beneficiou da data no calendário. Por ter sido agendada para outubro, pôde realizar-se presencialmente, com respeito por todas as medidas preventivas.

Numa perspetiva macro, Catarina Araújo recordou a criação de uma área dedicada à Juventude no Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, e também a Linha de Apoio de Emergência às Associações, que concedeu, na primeira edição, perto de 7 mil euros a associações e organizações juvenis.

No plano da colaboração e parcerias com outras instituições e entidades, de salientar o apoio a bolsas de investigação de jovens arquitetos, e ainda a participação do município na 3.ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, que pela primeira vez decorreu em ambiente virtual.

Na primeira de quatro reuniões do Conselho Municipal da Juventude em 2020, a Federação Académica do Porto interveio para convidar à participação de todas as organizações-membro na reunião de preparação do Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021 (ENCMJ), que se realizará em abril, em formato digital, em conjunto com o Município de Braga, Conselho Nacional de Juventude, Federação Nacional das Associações Juvenis e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Na mesma sessão, foi ainda aprovada a integração da associação MEERU | Abrir Caminho como observadora.

Recorde-se que esta semana, a Câmara do Porto anunciou a adesão à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.