Cultura

Conselho Municipal da Cultura enaltece importância estrutural de vários projetos culturais para a cidade

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

O Conselho Municipal de Cultura foi unânime em reconhecer a importância vital para a cidade de três grandes projetos municipais em curso, nomeadamente: o Batalha Centro de Cinema, o Campus Paulo Cunha e Silva e a Biblioteca Popular Pedro Ivo.

Os três projetos foram largamente bem acolhidos pelos membros deste órgão de natureza consultiva, que esteve reunido nesta terça-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O Batalha Centro de Cinema tem abertura prevista para o início de 2022 e uma estratégia programática centrada na divulgação de correntes cinematográficas, cultura fílmica e investigação em cinema. O equipamento contará com duas salas de projeção preparadas para exibição de formatos digitais e analógicos, um espaço de galeria de 65m2 dedicado às artes visuais, uma biblioteca especializada em cinema, uma mediateca dedicada ao património fílmico da cidade do Porto e um bar, resultante da recuperação do antigo salão de chá e café.

Pensado com e para a comunidade artística local, o Campus Paulo Cunha e Silva pretende facilitar o processo de criação dos agentes culturais da cidade. Vai nascer na antiga Escola EB1 José Gomes Ferreira, cujas obras de reabilitação assumidas pela Câmara do Porto encontram-se na fase final, e abre portas a residências artísticas e técnicas, aulas para profissionais e salas de ensaio.

De portas abertas já está a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, um espaço público emblemático localizado no Jardim do Marquês que a Câmara do Porto recuperou para fins culturais. Neste primeiro ano de funcionamento, a programação encontra-se dividida em quatro fases e até 15 de maio é a casa da Rádio Estação, projeto do Museu da Cidade. Em 2022, o espaço continuará a operar no contexto cultural, mas será a comunidade a dar continuidade ao projeto.

Constituído em 27 de junho de 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto (CMCP) é uma entidade de âmbito municipal, sem personalidade jurídica, com funções de natureza consultiva. Visa promover a articulação, a consulta, a troca de informação e a definição de estratégias de cooperação entre as entidades envolvidas e com intervenção relevante e reconhecida no desenvolvimento cultural do concelho do Porto, bem como vinte individualidades designadas pelo presidente da Câmara Municipal do Porto.