Mobilidade

Conselho de Ministros aprova expansão do Metro do Porto em Gaia e entre São Bento e Casa da Música

  • Notícia

    Notícia

#fib_metro_aliados_04.jpg

Está autorizada a construção da nova Linha Rosa do Metro do Porto, que vai ligar a estação da Casa da Música a São Bento (via Praça da Galiza), bem como a expansão da Linha Amarela. A decisão foi hoje tomada em Conselho de Ministros.

Uma antiga pretensão da cidade parece hoje estar mais próxima de se tornar realidade. O Governo, em reunião de Conselho de Ministros que decorreu na manhã desta quinta-feira, aprovou a concretização da Linha Rosa do Metro e a expansão da Linha Amarela, que atualmente liga o Hospital de São João a Santo Ovídio, em Gaia.

Detalhadamente, o diploma hoje aprovado indica que a Linha Rosa terá uma extensão de 2,8 quilómetros e contará com quatro novas estações subterrâneas: Casa da Música, Galiza, Hospital de Santo António e São Bento.

Já a empreitada de expansão da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila D'Este, corresponde a um novo troço de 3,2 quilómetros e a três novas estações (Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila D'Este). Contemplará ainda a construção de um Parque de Material e Oficina, em Vila D'Este.

A empreitada decorrerá entre o primeiro semestre de 2019 e 2023 e terá um custo superior a 307 milhões de euros, comparticipados em 107 milhões de euros por fundos comunitários (PO SEUR).

Recorde-se que, já na semana passada, o Governo autorizou a realização de despesa para a aquisição de 18 novas composições do Metro, com o intuito declarado de servir a expansão da rede.