Política

Conselheiro de Estado tece rasgados elogios ao centro de rastreio móvel do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_Lobo_Xavier.jpg

Miguel Nogueira

António Lobo Xavier, conselheiro de Estado que testou positivo para a Covid-19, sublinhou em declarações à TVI o "bom funcionamento" e a "humanidade" do centro de rastreio móvel da Câmara do Porto, montado em parceria com a UNILABS.

Foram palavras de agradecimento e de absoluta confiança aquelas que o advogado a quem Marcelo Rebelo de Sousa pede conselhos teceu à Câmara do Porto, a propósito do centro de rastreio móvel, o primeiro do país a ser inaugurado segundo o modelo drive-thru, a 18 de março, no Queimódromo do Porto.

"Fui testar numa estrutura da Câmara Municipal do Porto e da UNILABS, dirigida pela Polícia Municipal do Porto, que é absolutamente exemplar na humanidade, cuidado e bom funcionamento. Não custa absolutamente nada. Se posso ajudar alguma coisa é dizer que não há receio nenhum, o teste não custa nada; é muito cómodo", salientou o conselheiro de Estado.

"As pessoas são humanas, delicadas e corteses. Apesar do incómodo que causei aos outros, foi para mim uma experiência gratificante ver tudo a funcionar", reforçou António Lobo Xavier, que referiu ainda que todos os procedimentos funcionaram.

"Tenho ligações diárias com a delegada de saúde da minha área de residência e com o médico de família identificado para me acompanhar. Foi-me pedida uma identificação exaustiva de todas as pessoas com quem contactei durante a semana e foi isso que fiz", completou.

Recorde-se que o centro de rastreio móvel resulta de uma parceria entre o Município do Porto e o laboratório UNILABS. O acesso é permitido a quem venha referenciado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a entrada é controlada pela Polícia Municipal, funcionando apenas por marcação prévia junto das autoridades de saúde.

Os utentes não têm de sair dos seus carros e o teste demora, aproximadamente, entre 5 a 7 minutos. São profissionais de saúde que asseguram a colheita, devidamente equipados e protegidos. Não há qualquer custo associado para quem realiza o teste.