Economia

Conhecimento e inovação renovam a realidade económica da cidade

  • Notícia

    Notícia

"A Inovação na Transformação da Cidade", um programa de debates públicos realizado no Porto Innovation Hub, traduz-se agora num livro e numa exposição, ontem apresentados no âmbito da pré-abertura da Semana Start&Scale, a decorrer entre amanhã e 3 de junho. No registo escrito ou por exemplos tangíveis, mostra-se a nova realidade da cidade e a estratégia de inovação assumida pela autarquia.

Ao longo de três meses, de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, o Porto Innovation Hub promoveu uma série de debates públicos sobre "A Inovação na Transformação da Cidade". Com a iniciativa, a Câmara do Porto fomentou a discussão pública e estabeleceu um modelo participativo de conceção do futuro. O resultado surge agora em livro - um documento que reúne inúmeros contributos para a contínua "transformação e modernização da cidade através da inovação e da cocriação" - e numa exposição que manifesta a dinâmica empreendedora bem palpável no terreno.

A dimensão deste processo também se expressa em números: 24 debates públicos receberam um total de 146 convidados, entre moradores e oradores, e mais de 2200 participantes. Orientados por quatro temas transversais - Viver em Sociedade, Desenhar a Cidade, Aproximar ao Sustentável e Transformar a Economia -, estes encontros decorreram no âmbito da estratégia de inovação assumida no início do presente mandato autárquico.

Dos debates resultaram centenas de considerações e sugestões a tomar em conta na construção de "programas e ações que contribuam para o Porto que queremos ter no futuro", como se explica no livro, mas sobretudo evidências do que é já a cidade hoje. Neste âmbito se contextualiza a exposição "Transformar a Economia": patente no espaço do Porto Innovation Hub, mostra a inovação "ao serviço de resultados tangíveis", conforme foi destacado ontem, na inauguração, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira.

Apresentando um ecossistema empreendedor e criativo que se dispersa pela malha urbana, a exposição manifesta "a transformação do conhecimento em valor económico para a cidade e a região", como sublinha também o vereador com o pelouro da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Porto Design Factory, i3S, Porto Business School, Prémio Nacional das Indústrias Criativas, associações e ninhos de empresas, incubadoras e aceleradoras, espaços de cowork, hubs digitais, comunidades empreendedoras, startups e scaleups revelam-se nesta exposição como exemplos de efetivação do conhecimento em crescimento económico da cidade, com novos conceitos, novos negócios e criação de emprego.

Ao promover esta série de debates e acolher esta exposição, o Porto Innovation Hub (PIH), espaço municipal criado no atual mandato, reafirma a sua vocação: agregar os distintos agentes que regeneram o tecido económico da cidade e estimular uma rede viva de polos do conhecimento e da investigação, empreendedores e fazedores.

O lançamento do livro (que pode visualizar AQUI e em anexo, partilhado em pdf) e a inauguração de "Transformar a Economia", iniciativa do Pelouro da Inovação, iniciativas do PIH/Pelouro da Inovação, inscrevem-se já no programa da Semana Start&Scale, que até 3 de Junho mostra o Porto no mapa nacional e internacional do movimento ScaleUp, chamando a cidade a participar em inúmeros eventos.