Mobilidade

Conheça os postos de carregamento elétrico em operação na cidade

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

Na Rua de Leonardo Coimbra e na Avenida do Parque já há postos de carregamento elétrico a funcionar em plena via pública. Mas a rede será ainda mais ampla com o envolvimento dos parques de estacionamento.

Estes são os primeiros postos de carregamento a ocupar espaço municipal e o tipo de carregamento suportado por estes equipamentos é de 50 kilowatts DC (corrente contínua) e 43 kilowatts AC (corrente alternada).

A medida resulta de uma decisão da Câmara do Porto que, no final de 2019, anunciou a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em domínio municipal.

Após o lançamento do procedimento de atribuição de licenças para dez locais da cidade surgiram cinco operadores interessados. O sorteio acabaria por se realizar no segundo semestre do ano passado, tendo sido atribuídas dez licenças entre os seguintes operadores: Horizondistance, EDP Comercial, Kilometer Low Cost e Mobiletric.

Rede abrange parques de estacionamento

A instalação de postos de carregamento elétrico (PCE) deverá avançar ainda este ano em parques de estacionamento, tendo já a concessionária Empark manifestado à Câmara do Porto a intenção de instalar nove postos durante 2021.

A somar aos postos que ficam disponíveis na via pública, e aos parques de estacionamento existentes, o município assinala, também, que em futuros equipamentos, como o Parque de Estacionamento do Aviz, existe a obrigatoriedade no caderno de encargos de instalação de PCE. Esta condicionante é aplicada em todos os futuros parques de estacionamento cuja construção seja promovida pela autarquia, ou que venham a ser requalificados no âmbito de futuras concessões.

A aposta municipal tem consideração o expectável crescimento do número de automóveis elétricos em circulação, fruto das políticas de incentivo à redução de emissões de CO2 e às políticas aplicadas na cidade no domínio da sustentabilidade, que até 2050 quer atingir a neutralidade carbónica.