Política

Conheça a distribuição de pelouros do Executivo liderado por Rui Moreira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_escadaria.jpg

Miguel Nogueira

O presidente da Câmara do Porto já distribuiu pelos cinco vereadores eleitos pelo movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto os diferentes pelouros que vão permitir operacionalizar a governação da Câmara do Porto durante os próximos quatro anos.

Rui Moreira mantém o pelouro da Cultura que passa a chamar-se “Cultura, Conhecimento e Relações Internacionais”, ficando também na dependência do autarca a Polícia Municipal.

O número dois da lista, Filipe Araújo, acumula a vice-presidência com a gestão do pelouro do Ambiente, agora designado “Ambiente e Transição Climática” e também do pelouro da “Inovação e Transição Digital”.

A vereadora Catarina Araújo mantém a seu cargo as áreas da Juventude, Desporto, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, recebendo agora a valência da Educação. Assim, ficarão sob a sua alçada o pelouro da “Educação, Juventude e Desporto” e o pelouro dos “Recursos Humanos e Serviços Jurídicos”.

Ricardo Valente mantém também a Economia e Emprego, o Turismo e Comércio e herda a tutela das Finanças, que estava no mandato anterior na dependência de Rui Moreira. As respetivas pastas são designadas por “Pelouro das Finanças, Economia e Emprego” e "Pelouro de Turismo e Comércio”.

Pedro Baganha mantém o “Pelouro do Urbanismo, Espaço Público” que já detinha, ficando agora sobre a sua gestão o “Pelouro da Habitação”.

Ao pelouro dos Transportes e da Proteção Civil, a vereadora Cristina Pimentel junta agora a pasta da Ação Social, ficando, então, com o “Pelouro dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil”.

Rui Moreira foi reeleito presidente da Câmara do Porto nas eleições de 26 de setembro para o seu terceiro e último mandato e tomou posse no dia 20 deste mês. O movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto elegeu à Câmara Municipal seis vereadores, contra três do PS, dois do PSD/PPM, um da PCP-PEV e um do Bloco de Esquerda.