Cultura

Conheça a banda do Porto que gravou o videoclipe de estreia em confinamento

  • Dulce Pereira Abrantes

  • Notícia

    Notícia

#DR_Teatro Singapura.jpg

Estamos confinados, mas o confinamento não implica estarmos fechados. A banda do Porto - Teatro Singapura - que apresenta o seu single de estreia "Viagem", em plena pandemia, prova isso mesmo. O videoclipe foi gravado em diversas casas, com a ajuda de fãs e de familiares dos membros da banda, e o "Porto." foi descobrir como tudo se desenvolveu entre quatro paredes.

O quarteto de jovens músicos mostra que também este pode ser um tempo de oportunidade, de experimentar novos formatos, novas formas de fazer e ser. Para eles a pandemia foi "um revés" ao qual quiseram reagir. E fizeram acontecer. No Porto.

Efetivamente, os Teatro Singapura provam que a música é uma maneira de abrirmos as janelas e seguir "Viagem", tal como sugere o título do single de estreia da banda portuense, composta por Rodrigo Barbosa (voz), Ricardo Soares (bateria), Tiago Delgado (guitarra) e Pedro Cochofel (baixo). O "Porto." foi saber mais sobre este novo projeto musical, em conversa com o vocalista, Rodrigo Barbosa.

- Quem são os Teatro Singapura?

- Os Teatro Singapura são uma banda do Porto, que surgiu com o propósito de fazer música de qualidade, num formato direto e apelativo, não se restringindo a um estilo musical fechado. A banda teve origem em dois amigos que costumam jogar ténis e estão ligados à música, eu e o Ricardo. Em 2019, eu falei com o Pedro e o Ricardo com o Tiago; fizemos uma jam session e, a partir daí, as coisas fluíram naturalmente entre os quatro, com grande dinâmica e cumplicidade.

- O single de estreia da banda é "Viagem". Curioso que nasça numa altura de confinamento, como juntaram esforços e vontades para "fazer acontecer" e "viajar" até às pessoas?

- Tínhamos um script (guião) do videoclipe planeado, mas perante o aparecimento da pandemia ficámos sem possibilidade de o realizar. Foi um revés ao qual quisemos reagir, demonstrando que apesar da difícil situação vigente e de estarmos todos fechados em casa, as pessoas podiam eventualmente ajudar-nos, por exemplo filmando-se cada uma a cantar uma parte do tema. 

A adesão das pessoas à canção e ao nosso desafio foi imediata, provando que continuam cheias de vontade de fazer coisas novas, de colaborar de e serem criativas, conforme se vê no vídeo. Estamos-lhes muito agradecidos, pois sem elas o videoclipe não era possível. A "Viagem" está a ser cada vez mais feita em conjunto, devido ao número de pessoas que tem aderido e partilhado o tema nas redes sociais. Não posso deixar de referir a ajuda do nosso amigo Afonso Domingues, que foi incansável a editar e realizar o vídeo.

No final, com a nossa estreia pública online no passado domingo, tornou-se claro que, mesmo com as nossas vidas condicionadas às circunstâncias atuais, juntos conseguimos ter muita força.

- Como foi fazer o single? Desafios? Vantagens?

- A composição do tema foi muito motivante, porque teve uma evolução grande desde muito cedo. A musicalidade da canção impôs-se de uma forma clara, evidenciando que a nossa forma de trabalhar em conjunto é produtiva e seguramente irá dar mais frutos a curto-médio prazo.

- Como veem o futuro?

- É uma fase estranha e incerta, mas nem por isso devemos deixar de acreditar que, com maior ou menor dificuldade, conseguiremos com esforço e organização derrotar este vírus. No fundo é um pouco como o nosso vídeo, teve um obstáculo no percurso mas conseguimos levá-lo a bom porto.

+ info: Facebook e Instagram dos Teatro Singapura