Desporto

Congresso internacional promove exercício aquático e oferece atividades gratuitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_piscina_municipal_03.jpg

Filipa Brito

A Piscina da Constituição é uma das infraestruturas municipais que vai receber, este sábado, 22 de outubro, o Aqua Life, programa vasto de atividades aquáticas, gratuitas para todos os utentes interessados. As atividades estão inseridas na programação do Congress Aqua Exercise, que decorre de 21 a 23 de outubro nos concelhos da Frente Atlântica, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

O Congress Aqua Exercise, organizado pela Portugal Aquatraining, realiza-se desde 2015 (com um interregno em 2021 devido à pandemia) e tem vindo a assumir relevância enquanto fórum internacional de discussão e partilha de experiências sobre atividades aquáticas e treino aquático.

Com a programação dividida em dois grandes momentos, o Aqua Pro é destinado à formação com professores nacionais e internacionais que são referências em áreas como gestão de piscinas, reabilitação aquática, natação e aquafitness.

Já o Aqua Life inclui um vasto programa de atividades aquáticas orientadas por professores internacionais e que estão acessíveis, gratuitamente, à participação dos utentes das piscinas municipais dos três concelhos

Na piscina da Constituição, as atividades concentram-se no sábado, dia 22 de outubro, entre as 9h e as 12h45, e incluem uma verdadeira maratona internacional de aquafitness, atividades para pais e filhos e aulas especiais de natação para bebés e crianças de vários níveis de aprendizagem.

Em virtude da realização deste evento, as atividades regulares programadas para aquele equipamento serão suspensas. Contudo, os utentes da Piscina da Constituição e todos os interessados são convidados a participar, gratuitamente, no Aqualife, sendo apenas necessária uma inscrição prévia através do email: remupi@agoraporto.pt ou de forma presencial na receção das piscinas municipais de Cartes e Constituição.

A realização do Congress Aqua Exercise conta com o apoio do Município do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto, pelo reconhecimento da importância que representa na promoção dos desportos aquáticos em valências tão relevantes como as boas práticas na gestão de piscinas, para treino específico de natação e hidroginástica.

Programa Aqualife
22 de outubro (sábado) – Piscina Municipal da Constituição

Atividades Adultos
09h – 10h30
Maratona Internacional Aquafitness
Kenichi Tamura (Japão)
Andrea Moriconi (Argentina)
Carla & Antía Rodriguez (Espanha)

Atividades Adultos Pais e Filhos
11h – 11h45
Bebés na água (6-48 meses)
Aula especial de natação para bebés

Desafios Aquáticos
11h15 – 12h
Aula especial de natação crianças (nível avançado)

Circuito Animado de Natação
12h – 12h45
Aula especial de natação crianças (nível iniciado e intermédio)