Cultura

Congresso comemorativo da Revolução Liberal decorre em formato digital e promete livro para 2021

  • Notícia

    Notícia

#Antonio_Alves_MdC_O_Bolo_do_Rei_Congresso_Viena_1815.jpg

O Bolo do Rei, desenhado no Congresso de Viena em 1815 © António Alves / MdC

Decorre amanhã, em formato digital, mais um evento integrado no programa de comemorações do bicentenário da Revolução Liberal de 1820. O congresso internacional "A Construção da(s) Liberdade(s)" teve a sua programação reduzida, por causa da pandemia, mas editará uma obra com as comunicações que estavam previstas.

A situação pandémica obrigou a alterar os planos e o congresso "A Construção da(s) Liberdade(s)", comemorativo do bicentenário da Revolução Liberal de 1820, vai decorrer apenas online. A transmissão será feita no canal do YouTube do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, organizador do evento.

Com cerca de 60 oradores portugueses e estrangeiros inscritos, este congresso pretendia animar debates com o público, mas a sua realização, inicialmente prevista para três dias, ficou inviabilizada pela evolução da pandemia de Covid-19. Assim, mantém-se apenas a sessão inaugural do programa, com a apresentação oral das comunicações a ser substituída pela publicação dos respetivos textos na obra coletiva "A Construção da(s) Liberdade(s)", a editar em 2021.

A cerimónia de abertura do congresso realiza-se às 10 horas de amanhã, dia 5 de novembro, e prevê uma intervenção do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. A coordenadora do CITCEM, Amélia Polónia, a diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Fernanda Ribeiro, e o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, também vão intervir.

O programa prevê apenas duas conferências, a primeira intitulada "Da liberdade: respirações", por Ana Luísa Amaral (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa/FLUP), e a segunda a cargo de Fernando Catroga (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), subordinada ao tema "A Revolução Vintista e o processo de constitucionalização da nova ideia de Nação".

A partir das 12 horas, o programa do congresso reserva um período para debate. Consulte mais informações aqui.