Economia

“Confiança” e “rapidez de resposta” trazem gigante da logística para o Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Instalada na zona do Marquês desde finais de 2022, a alemã (com sede na Suíça) Kuehne+Nagel tem já mais de 160 pessoas a desenvolver tecnologias para as cadeias de abastecimento a partir do Porto. Numa visita para apresentação do novo diretor, os responsáveis admitiram que foi a confiança e a rapidez em solucionar questões que os fez escolher a cidade para instalar o seu centro tecnológico de serviços.

“Feliz” com a escolha do Porto, o presidente da Câmara sublinhou que o Município “procura muito por empresas como a Kuehne+Nagel, que querem desenvolver novas formas de negócio”. “Com a saída da indústria da cidade, perdemos muita população e a nossa missão tem sido trazê-la de volta”, afirma Rui Moreira, sublinhando como, nos últimos anos, o Porto se vem tornando uma cidade “aberta e que atrai talento”.

Assumindo o papel de “facilitadores, no melhor dos sentidos”, o presidente garante que o Município procura “facilitar a vida às empresas que se queiram juntar a nós, a este ecossistema”, onde se insere a produção de talento.

Por seu lado, o responsável pela tecnologia da informação sublinhou como “desde o início, houve sempre uma relação de confiança com a Câmara”, algo “essencial”. “Faz toda a diferença no momento de estabelecer um negócio”, reforça Martin Kolbe, que reconhece, igualmente, a “rapidez de resposta” dada pelo Município.

Ponto igualmente importante, o responsável da Kuehne+Nagel mencionou, tal como Rui Moreira, o talento. “As coisas banais podem ser feitas pelas máquinas, mas as coisas brilhantes são feitas pelas pessoas”, sublinhou Martin Kolbe, acrescentando o que costuma partilhar com os trabalhadores: “talvez seja sexy trabalhar na Google ou assim, mas o mais excitante é trabalhar em algo que nos desafie verdadeiramente, em procurar novas soluções para tornar a vida das pessoas mais simples, e isso encontram aqui”.

A assumir a função de diretor do braço português da Kuehne+Nagel, Gonçalo Sá admitiu que a empresa quer “crescer orientada para o produto” no Porto. Com trabalhadores nas áreas de engenharia de software, engenharia de dados, cloud e ciência de dados, a Kuehne+Nagel emprega nacionais, mas, igualmente, especialistas vindos do Brasil, da Índia, da Polónia e da Alemanha.

Com a certeza de “ter vindo para ficar”, Gonçalo Sá reconhece a importâncias da parceria estabelecida com a InvestPorto e acrescenta que a empresa quer “partilhar e estar presente” enquanto “trabalha para estreitar laços com a cidade, com a comunidade local”.

A multinacional alemã, prestadora de serviços de transporte e logística, com 1.300 escritórios em 106 países, procura a digitalização dos seus clientes globais, através da normalização e da automatização.