Cultura

Conferências sobre o Foral acabam amanhã no MMIPO

Miguel Nogueira

O ciclo de conferências "Em torno do Foral do Porto de 1517", promovido pela Câmara do Porto, termina nesta terça-feira no MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto.

De acesso livre e início às 18 horas, a conferência tem por tema "Imagens de poder e devoção do período Manuelino", sendo oradora a historiadora de arte Dalila Rodrigues, que transmitirá uma observação crítica de um conjunto fundamental de imagens daquele período, de que é exemplo o Fons Vitae, em exposição no MMIPO.

Dalila Rodrigues, é doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e professora catedrática convidada do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Investigadora, autora e comissária organizadora de exposições, foi ainda diretora do Museu Grão Vasco, do Museu Nacional de Arte Antiga, de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música, da Casa das Histórias Paula Rego e, ainda, administradora do Centro Cultural de Belém e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo.

O ciclo de conferências "Em torno do Foral do Porto de 1517" inscreve-se no programa desenvolvido pela Câmara do Porto para celebrar os 500 anos do foral, no âmbito do qual está patente - só até 31 de dezembro - a exposição "O Foral do Porto. 1517-2017. Marca de um Rei, Imagem de uma Cidade", com pólos no edifício dos Paços do Concelho e na Casa do Infante, com entrada livre.