Sociedade

Conferências e Festival da Água fazem parte da Porto Water Innovation Week

  • Notícia

    Notícia

#mno_Porto_Rio_Douro.jpg

Miguel Nogueira

Começa no domingo, 24 de setembro, a Porto Water Innovation Week. A decorrer até ao final do mês, o evento torna a cidade a capital europeia da Água e da Inovação, reunindo 1200 participantes de 60 países. Duas conferências, duas áreas de exposição de empresas e institutos de investigação, competição de startups, um "laboratório" de cocriação e "team building" e o festival Aquaporto integram o programa.

Grandes questões e soluções inovadoras ganham maior visibilidade numa semana que reflete os desafios globais. O evento é coorganizado pela Câmara do Porto, através da empresa Águas do Porto, Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água.

Com um programa intenso, a Porto Water Innovation Week encerra quatro grandes iniciativas: a "EIP Water Conference" e "Mayors&Water Conference", ambas com a chancela da Comissão Europeia, o "Water Innovation Lab Europe" e a "Water & People".

EIP Water Conference 2017

Promovida pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIPWater), realiza-se na Alfândega nos dias 27 e 28. Já em quarta edição, esta conferência internacional permitirá abordar as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor, sempre com o duplo objetivo de derrubar as barreiras à inovação e de criar oportunidades de negócio. Há, pois, um grande enfoque nas áreas científicas e empresariais.

Em paralelo, realiza-se na alas nascente e poente da Alfândega, nos dias 27 a 29, uma exposição de 118 empresas de todos os segmentos de actividade da fileira da água. Além do fator expositivo, a iniciativa pretende estimular o networking.

Outro ponto importante da agenda da conferência é o Splash Innovation Stage, uma competição de startups: de 28 candidaturas internacionais, 16 finalistas vão ao palco defender os seus projetos e concorrer por prémios no valor total de 22 mil euros.

Mayors & Water Conference 2017

A realizar-se no dia 29, vai focar-se na Agenda Urbana para a Água 2030 (AUA2030) e na demonstração de casos de estudo sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão da água nas cidades. Será também a oportunidade para que as cidades, através dos seus decisores políticos, assinem a Declaração do Porto para a AUA2030, em que se comprometem a apoiar o processo de cooperação entre as cidades e a Comissão Europeia no desenvolvimento da referida agenda.

Water Innovation Lab Europe Porto 2017

Jovens dos 18 aos 35 anos participam neste laboratório de ideias e projetos, entre os dias 24 e 29. Em regime colaborativo, participantes com diferentes backgrounds, das artes às ciências e engenharias, vão focar-se em soluções para um futuro resiliente.

Water & People

A Porto Water Innovation Week encerra com um evento público, nos dias 29 e 30 de setembro, integrado no programa de encontro com a cidade Water & People. Trata-se do Aquaporto 2017, o grande Festival da Água, que está de volta ao Parque da Cidade e visa envolver o público e a cidade.

Com uma forte componente científica, o Aquaporto une saber e animação. Serão muitas as entidades presentes neste Festival da Água, desde instituições e entidades da cidade, centros de I&D e instituições do ensino superior. Haverá uma programação variada que inclui música e aposta muito no cariz prático das atividades, tornando-as apelativas e diversificadas.
Antes deste grande evento de encerramento, o Water & People toma conta de algumas ruas do centro histórico, alertando a população para os problemas ligados à escassez e poupança deste recurso hídrico tão valioso.