Cultura

Conferência sobre "Cultura, Coesão e Impacto Social" arrancou hoje em Serralves

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

Decorreu esta manhã a sessão de abertura da Conferência sobre "Cultura Coesão e Impacto Social", realizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Entre hoje e quinta-feira, dia 6 de maio, a Fundação de Serralves reúne presencialmente, e também por videoconferência, agentes culturais, especialistas, académicos, representantes dos setores artístico e cultural, governantes europeus, com o objetivo de debater, promover e refletir sobre a relevância e o impacto da cultura na coesão social, económica e territorial da Europa.

A convite da organização, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, participou na sessão de abertura da conferência, que também contou com intervenções da ministra da Cultura, Graça Fonseca, do secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e da comissária europeia para a Inovação, Investigação e Cultura, Mariya Gabriel, que participou por videoconferência.

Na sua intervenção, Rui Moreira destacou que o papel da cultura torna-se ainda mais importante nas atuais circunstâncias, fruto da pandemia que atravessamos. Na assistência, condicionada às limitações do auditório, marcaram presença nomes como Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João (TNSJ), e Mónica Guerreiro, presidente da direção do Coliseu Porto Ageas.

O momento foi precedido por uma nota de boas-vindas da presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho.

A conferência, que decorre durante dois dias em formato híbrido, está estruturada em torno de uma sessão plenária e quatro painéis principais, subordinados aos seguintes temas: O Impacto Social da Cultura; Cultura, Saúde Mental e Bem-Estar; Cultura, Coesão e Território; Cultura e Sustentabilidade Ambiental; Cultura e Igualdade de Género.

Segundo o Ministério da Cultura, “ao abordar um conjunto de temas sobre a ligação da cultura com a saúde mental, a coesão e o território, a sustentabilidade ambiental e a igualdade de género, a conferência pretende relevar o potencial da cultura na gestão dos atuais desafios sociais e na construção de um futuro melhor”.

Este encontro à escala europeia, marca ainda “a importante discussão para uma melhor compreensão dos benefícios da cultura para a coesão social e visa propor soluções para maximizar o seu impacto social”, adianta a organização.

A Conferência sobre "Cultura Coesão e Impacto Social", que decorre no Porto, antecede a Cimeira Social da União Europeia que traz à cidade, entre esta sexta-feira e sábado, os mais altos representantes da UE.