Sociedade

Conferência online do projeto “(D) de Eficiência” aborda deficiência e emprego

  • Notícia

    Notícia

#mno_(d)eficiencia.jpg

Miguel Nogueira

Ao longo da manhã de quinta-feira, dia 3 de dezembro, decorre online a conferência “Normalizar a diferença: da formação ao emprego”, iniciativa integrada no projeto “(D) de Eficiência”.

O evento abrirá com a visualização do vídeo “A deficiência trocada por miúdos”, da Associação Salvador (entidade parceira do projeto), seguindo-se um primeiro painel, subordinado ao tema “Crescer na diferença”, com moderação da docente e investigadora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, e também formadora e consultora da Associação A3S, Ana Luísa Martinho. Diniz Matias Pinheiro, Carla Oliveira (técnica de Ação Social - Desporto Adaptado do FC Porto) e Jadir Lino (bacharel em Design e mestrando em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto – P.PORTO) são os oradores.

“Promover a empregabilidade” é o tema do segundo painel do evento, com intervenções de Ana Paula Correia (técnica do Serviço de Emprego do Porto no Instituto do Emprego e Formação Profissional), Rute Carvalho (animadora do Gabinete de Inserção Profissional Inclusivo e Educadora Social na Associação do Porto de Paralisia Cerebral), Maria João Figueiredo (coordenadora da Delegação do Porto da Associação Salvador), Joana Trigó (técnica do Gabinete de Inclusão da Câmara do Porto) e Paula Lobinho (responsável pelas áreas da Diversidade, Inclusão e Parcerias Institucionais do El Corte Inglés). A moderação ficará a cargo de João Armando, colaborador do Grupo Salvador Caetano.

A conferência “Normalizar a diferença: da formação ao emprego”, decorre em live streaming através do Facebook da Cidade das Profissões, entre as 9h45 e as 12,30 horas de quinta-feira, 3 de dezembro. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui.

Para mais informações utilize o endereço de e-mail cidadedasprofissoes@cm-porto.pt ou o número 223 392 360.

Apresentado pela Câmara do Porto em 2019, com o objetivo de promover a integração profissional de cidadãos com deficiência, o projeto “(D) de Eficiência” é desenvolvido em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, Associação Empresarial de Portugal, Associação do Porto de Paralisia Cerebral e Associação Salvador.

Na primeira edição foram organizadas 14 iniciativas, nas quais participaram 294 pessoas, e o projeto contou com as seguintes empresas como parceiras: Adecco, Faurecia, Grupo Ibersol, Grupo Pinto & Cruz, Grupo Salvador Caetano, Grupo Trivalor, Mindera, Randstad e Sonae Capital.