Educação

Conferência internacional abordou políticas dirigidas a jovens em situação de abandono escolar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Especialistas das áreas da educação, formação e integração profissional estiveram reunidos numa conferência internacional para refletir, partilhar conhecimentos e boas práticas, dirigidas a jovens em situação de abandono escolar, com baixas qualificações e em situação de desemprego.

A iniciativa decorreu, na semana passada. em Matosinhos, sob o tema "Trabalhar em conjunto para oferecer um futuro melhor para os jovens no Mediterrâneo" e contou com a participação do vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo.

O responsável integrou uma mesa redonda sobre a criação de um ecossistema em torno dos jovens e das Escolas de Segunda Oportunidade a nível euro-mediterrânico. Fernando Paulo falou sobre a abordagem do município, nomeadamente no âmbito do Programa AIIA – Abordagem Integrada para a Intervenção Ativa, que tem como objetivo promover a inclusão social e contribuir para a diminuição da pobreza e do desemprego nos territórios mais vulneráveis a cidade.

"Após um estudo de levantamento e caraterização dos jovens NEET - jovens que não estudam, não trabalham e não estão a frequentar formação profissional, entre os 15 e os 29 anos - procuramos analisar, detalhadamente, todas as dimensões do fenómeno na cidade, com o objetivo de definir um conjunto de orientações para a ação a implementar pelo Município e demais parceiros da Rede Social", explicou.

Fernando Paulo revelou duas soluções criadas, nomeadamente o Serviço NEET, focado no desenvolvimento de atividades de inserção no mercado de trabalho e na definição de projetos de empregabilidade, com e para jovens em situação NEET, e o reforço das competências e recursos dos parceiros da Rede Social que trabalham com este público.

Além desta solução, foi também desenvolvido um programa de capacitação, já com duas edições. "O Power Code consiste num processo de capacitação, de natureza intensiva, com a duração de quatro meses, através do qual os participantes têm formação em bases de código e programação, essenciais para se tornarem programadores qualificados, sendo-lhes garantido estágio e inserção no mercado de trabalho", referiu.

Enquanto escola de segunda oportunidade, o responsável político falou do apoio municipal ao projeto socioeducativo da “Arco Maior”. "O município disponibiliza instalações em dois dos polos e celebra, anualmente, um contrato de apoio para o desenvolvimento do projeto socioeducativo", disse.

Cooperação estratégica

A cooperação com a Fundação Aga Khan nestas matérias foi, ainda abordada, com vista à promoção da inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social, através da criação e desenvolvimento de programas e instrumentos que favoreçam a criação de oportunidades de emprego, formação, acesso a serviços e respostas em espaços e organizações da cidade.

Com a Fundação La Caixa está a ser implementado, no Porto, o programa Proinfância, dirigido a famílias com crianças de entre 0 e 18 anos em situação de pobreza e exclusão social, com o grande objetivo de quebrar o círculo da pobreza hereditária, garantindo o acesso das crianças em situação de exclusão social a oportunidades educativas de qualidade.

"Procuramos estimular e apoiar os projetos que visem a participação de jovens e que lhes proporcionem novas oportunidades. Por exemplo, este ano, pela primeira vez no âmbito dos Prémios Rumo à Excelência, iniciativa da Câmara para distinguir os melhores alunos, criamos o Prémio Revelação, que visa enaltecer o valor e o mérito das gerações mais jovens. É o reconhecimento dos alunos que revelam grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvem iniciativas ou ações, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade, na escola ou fora dela", exemplificou o vereador da Educação.

Na mesa redonda participaram, ainda, um representante da Agência Nacional Francesa de Desenvolvimento, Quentin Lebègue, a chefe de Operações e Desenvolvimento da Associação Heure Joyeuse (Marrocos), Soukaima Elghazi, a diretora de Cooperação Internacional da Agência de Emprego da Tunísia, Najet Galaoui, e o director da E2O Portugal e coordenador da ESOM, Luís Mesquita.

A conferência foi organizada pela MedNC Network – Rede Mediterrânica de Segunda Oportunidade. Coordenada pelo Instituto Europeu de Cooperação e Desenvolvimento (IECD), a Rede MedNC representa, atualmente, 55 mil jovens de 10 países do sul da Europa, do norte de África e do Médio Oriente. A rede é apoiada pela União para o Mediterrâneo, Agência Francesa de Desenvolvimento, Fundação Drosos e União Europeia, através do programa Erasmus+.