Sociedade

Concurso internacional Santa Cecília procura os melhores talentos de piano

Estão abertas até 1 de junho as candidaturas para o concurso internacional Santa Cecília, que procura os melhores talentos de piano do mundo.

Atribuindo ao primeiro classificado o "Prémio Cidade do Porto", patrocinado pela Câmara Municipal e com o valor pecuniário de 5000 euros, a 20.ª edição deste concurso conta igualmente com o Bank of China entre os principais parceiros e vai decorrer na Casa da Música e na Fundação Manuel António da Mota, entre 16 e 22 de julho.

O Concurso Internacional Santa Cecília é o maior e mais antigo concurso internacional de música realizado em Portugal e tem organização pelo Curso de Música Silva Monteiro.

Abertas a pianistas dos 5 aos 32 anos, que procurem aliar uma paixão a uma oportunidade para lançar a carreira internacional, as candidaturas podem ser feitas através do site oficial da competição. Depois de inscritos, os participantes são integrados em seis diferentes categorias, de acordo com a faixa etária em que se inserem.

A Casa da Música recebe as provas da competição Principal (dos 18 aos 32 anos) e Junior A (dos 13 aos 18 anos), enquanto os jovens até aos 13 anos são integrados nas categorias Junior B, C, D, E, cujas provas decorrem na Fundação Manuel António da Mota.

O primeiro lugar nas categorias Principal e Juniores (A, B, C, D e E) recebem, respetivamente 5000 e 750 euros. Soma-se a participação em recitais e festivais de música e, no caso da categoria Principal, o vencedor terá ainda oportunidade de publicar um CD para a produtora KNS Classical, participar em eventos, nomeadamente Ciclo Recitais Curso de Música Silva Monteiro, na Casa da Música, na Casa de Fralães, na Casa de Portugal/André Gouveia, em Paris, no Festival St. Mesnil des Arts, Moutaut de Villeréal, em França, nos Concertos Mas Brunet, em França, e no Hammerklavier concert série KNS Classical, em Barcelona.

O Concurso Internacional Santa Cecília - entre cujos apoios estão ainda o Governo de Portugal, Fundação Manuel António da Mota, Fundação Eng.º António de Almeida, Sonae, KNS Classical, BPI e Bial - reúne anualmente mais de 100 músicos entre os 5 e os 32 anos, vindos de todo o mundo. Os jovens participantes são organizados em duas categorias: o SCIC Juniores, com pianistas até aos 18 anos e o SCIC Principal, até aos 32 anos.

No total, esta competição oferece 8000 euros em prémios e um conjunto de oportunidades de promoção da carreira dos jovens pianistas a nível nacional e internacional. O objetivo é precisamente proporcionar uma "rampa" de lançamento de jovens talentos além-fronteiras.