Concurso Internacional de Piano de Santa Cecília regressa com concertos gratuitos
Porto.
Notícia
Guilherme Costa Oliveira
Com mais de 50 anos de história, o Concurso Internacional de Piano de Santa Cecília é um dos maiores e mais antigos concursos de piano e inscreve o Porto como ponto de encontro do talento das mais promissoras carreiras pianísticas de todo o mundo. O Piano Itinerante é a grande novidade da edição deste ano, com concertos de entrada livre em várias salas paradigmáticas, lembrando que, mais do que um concurso, esta é uma celebração da música na cidade.
O concurso arranca esta sexta-feira, dia 21 de junho, às 18 horas, com concerto de abertura, na Fundação Eng. António de Almeida, pelo talentoso Artem Kuznetsov, vencedor da última edição. O pianista apresenta o seu mais recente álbum "Phantasmagoria", com a chancela KNS Classical.
Passando testemunho e inspiração aos próximos candidatos, Artem Kuznetsov mantém a relação musical e afetiva com a cidade, sendo que o Prémio Porto, apoio do município de 20 mil euros, o catapultou, desde o ano passado, para outros patamares, apresentando-se nas mais importantes salas de concerto de todo o mundo.
Quarenta pianistas selecionados de 300 candidaturas
As provas eliminatórias iniciam-se este no fim-de-semana e as semifinais entre terça-feira, dia 25, e quarta-feira, dia 26, entre as 10 e as 17 horas, na Sala 2 da Casa da Música. Serão 40 pianistas escolhidos entre perto de 300 candidaturas. As provas são públicas e, por isso, de acesso livre para todos os públicos.
A grande novidade deste ano são os concertos, também de entrada livre, do Piano Itinerante, confluindo os públicos profissionais com todos os interessados e ouvintes, que poderão votar nos seus favoritos, fazendo deste concurso uma celebração da música na cidade.
Sempre às 18h30, os 12 semifinalistas que vão sendo apurados em prova apresentam-se depois em recitais partilhados em salas icónicas: segunda-feira, dia 24, no Palacete Viscondes Balsemão, terça-feira (dia 25) no Museu Romântico, quarta-feira (dia 26) na Casa do Infante e quinta-feira, dia 27 de junho, nos Paços do Concelho.
Concerto final com a Orquestra Sinfónica do Porto
À prova final com orquestra chegam apenas três candidatos, dando o seu melhor na interpretação de grandes concertos do repertório. O concerto de encerramento da categoria principal, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, será dirigido pelo maestro britânico convidado Martin André e decorre na sexta-feira, dia 28 de junho, às 21 horas, na Sala Suggia da Casa da Música, com bilheteira disponível online e nos locais habituais.
A categoria júnior do concurso regressa a 19 de julho, abraçando os novíssimos pianistas.
O Concurso Internacional de Santa Cecília teve a sua primeira edição ainda em 1965, mas foi em 2012 que se internacionalizou, firmando um percurso sólido que vem trazendo à cidade centenas de jovens pianistas de todo o mundo, além de pedagogos, diretores artísticos e demais agentes, parte dos quais de um júri composto por grandes especialistas internacionais.