Concurso de renovação do Shopping Brasília reúne dois projetos vencedores
Notícia
![#mno_centro_comercial_brasilia_02.jpg](https://www.porto.pt/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmedia.porto.pt%2Foriginal_images%2Fmno_centro_comercial_brasilia_02.jpg&w=730&q=85)
Miguel Nogueira
Os resultados finais do concurso "A Tua Ideia Faz Parte", que visa a renovação do icónico Shopping Brasília, já foram anunciados e os dois projetos vencedores resultam de um desafio lançado a alunos da Universidade do Porto para repensarem o espaço. A cerimónia de entrega foi realizada em direto, através das redes sociais.
Com a comemoração do seu 43.º aniversário, o centro comercial mais antigo da Península Ibérica lançou um concurso de ideias, que propunha a requalificação dos seus espaços comuns.
Para isso, e através do mote "A Tua Ideia Faz Parte", contaram com a colaboração de um total de 10 projetos de alunos da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), que acederam ao desafio promovido pelo Brasília e apresentaram diferentes ideias que visam a reorganização e requalificação do espaço comercial.
Os dois projetos vencedores, contemplados com um prémio no valor de 4.500 euros, reuniram propostas que repensam questões como a iluminação, os sanitários e a criação de novas áreas comuns.
Entre as ideias participantes, e seguindo a premissa do novo posicionamento do centro comercial, foram ainda sugeridos a introdução da calçada portuguesa nas "ruas" do shopping, o reposicionamento das escadas rolantes ou a atribuição de uma nova funcionalidade às escadas metálicas e centrais do Brasília.
Luís Pinho, administrador do condomínio e responsável por liderar a reabilitação da "nova" galeria comercial, afirmou que "a participação foi um sucesso e as ideias dos futuros frequentadores do Brasília revelaram-se muito interessantes", acreditando que vão contribuir para tornar "o espaço confortável e convertido nas intenções de futuro para o Brasília".
Forçado a adiar o evento devido ao atual panorama, e com indicações da Direção-Geral da Saúde para uma cerimónia mais restrita, o centro comercial da Rotunda da Boavista inovou e realizou a sessão de entrega de prémios através de uma transmissão em direto nas suas redes sociais, nesta quinta-feira.
A comemoração contou com a presença do vereador do Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, que ressaltou a importância do Brasília como o "primeiro projeto deste tipo em Portugal", sendo fundamental a "capacidade de se renovar" e a integração da Academia da Universidade do Porto nesta iniciativa.
Com um júri constituído por três representantes da administração do shopping, um representante da Associação de Comerciantes do Brasília e ainda pelo jornalista Júlio Magalhães, que marcou também presença na cerimónia, o concurso selecionou dois projetos vencedores que vão agora, em conjunto, contribuir para o melhoramento do Brasília, ditando assim uma nova página no futuro deste mítico shopping da cidade.
No final, a cerimónia recebeu o jovem graffiter portuense Kilos, que fez uma homenagem a Jean Michel-Basquiat, um dos pioneiros nova iorquinos na arte do graffiti, com o intuito de levar a quem visita o Brasília um pouco da street culture e do graffiti.
O evento pôde ser acompanhado através das redes sociais do Brasília e encontra-se disponível aqui.
Para os mais curiosos, no piso 1 do centro comercial, é ainda possível ficar a conhecer todas as propostas dos 10 projetos apresentados, inclusive dos dois vencedores, através da exposição "A Tua Ideia Faz Parte".