Educação

Concurso de literacia financeira premiou turma da Escola Secundária António Nobre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_economia_olimpiadas.jpg

DR

O projeto "Por Tua Conta" premiou a turma 11.º AGD, da Escola Secundária António Nobre, na freguesia de Paranhos, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. As Olimpíadas de Educação Financeira contaram com a participação de centenas de alunos do Ensino Profissional.

O desafio era responder a um quiz digital com 60 perguntas sobre educação financeira e os alunos do Ensino Profissional do Município fizeram-no com sabedoria.

O "Por Tua Conta", um projeto de capacitação financeira que prepara os estudantes, através da educação financeira, para a transição para o mercado de trabalho, premiou a turma do "António Nobre", que, ao alcançar o melhor resultado na cidade, sagrou-se vencedora da competição.

Com o intuito de promover uma relação saudável com o dinheiro e desenvolver hábitos de poupança nos jovens, o projeto contribui para que se tornem consumidores mais informados e conscientes.

Pelo segundo ano consecutivo, as Olimpíadas de Educação Financeira motivaram os alunos a provarem os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, direitos e deveres do consumidor e prevenção da fraude.

A poupança foi outro assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico atual.

Temas abordados nas aulas

Para além de integrarem o quiz das Olimpíadas de Educação Financeira, todos estes temas são abordados, ao longo do ano letivo, no decorrer do projeto "Por Tua Conta", que é implementado em escolas do Porto, com o apoio da Câmara Municipal.

A iniciativa de educação financeira, criada pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, proporciona aos alunos conteúdos, recursos multimédia, casos práticos, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica.

Para os professores que participam com as suas turmas no "Por Tua Conta", é assegurada formação e acompanhamento contínuo, de modo a que consigam integrar a literacia financeira nos seus planos de aula.

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda tem desenvolvido diferentes projetos de promoção da literacia financeira junto de diferentes públicos, entre eles a iniciativa "Eu e a Minha Reforma", para adultos e séniores, "No Poupar Está o Ganho", para crianças e jovens do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, "Por Tua Conta", dedicado ao Ensino Profissional, e "Educação Financeira: Uma Necessidade Especial", projetado para pessoas com défice cognitivo.

Anteriormente, na prova da iniciativa "No Poupar Está o Ganho", na qual participaram estudantes do 1.º ao 12.º ano, destacaram-se cinco turmas de diferentes escolas do Porto: a Escola Básica de São Roque de Lameira (1.º A), a Escola Básica Costa Cabral (4.º A), a Escola Básica Francisco Torrinha (6.º F e 9.º C) e a Escola Básica e Secundária Clara de Resende (11.º F).