Sociedade

Concurso de fotografia para mostrar os encantos da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_muralha_fernandina.jpg

Miguel Nogueira

Admirar o traçado da muralha Fernandina, os azulejos da Estação de São Bento, ou perder-se nos recantos da Ribeira é uma experiência especial que os fotógrafos, amadores ou profissionais, tentam captar, procurando preservar na memória os detalhes dos lugares. Este e outros ângulos do melhor destino de cidade do mundo 2022 podem ser aproveitados para o Concurso de Fotografia Património Mundial em Portugal.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Rede Património Mundial de Portugal, de que a Porto Vivo, SRU, faz parte. Os objetivos passam por promover a criatividade, do ponto de vista da expressão visual, valorizar e divulgar o património mundial de Portugal, explorar a diversidade de representações associadas ao conceito de memória, fomentar a expressão, através da fotografia, e estimular o espírito artístico. Ao vencedor do concurso será atribuído um prémio pecuniário de cinco mil euros.

O tema geral do concurso é o "Património Mundial em Portugal", podendo as fotos submetidas a concurso ter uma natureza mais figurativa ou mais abstrata, devendo estar relacionadas com o tema proposto.

Desde 1996 que o Centro Histórico do Porto está classificado como Património Mundial pela UNESCO, destacando a parte mais antiga da cidade, local onde podem ser vislumbrados traços de origem medieval numa paisagem envolvente de incomparável beleza. A Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico do Porto foi a primeira a ser instituída pelo Município do Porto, que se encontra sob gestão da Porto Vivo, SRU, e é praticamente coincidente com o limite da área classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Os trabalhos fotográficos a concurso deverão ser remetidos à Comissão Nacional da UNESCO até dia 30 de setembro, conforme indicado no regulamento, em anexo.