Educação

Concerto conjunto da Orquestra Juvenil da Bonjóia com o Conservatório Muñoz Molleda no Teatro Campo Alegre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_musica_para_todos_62.jpg

Miguel Nogueira

O Teatro Municipal do Campo Alegre será palco de um concerto protagonizado pela Orquestra Juvenil da Bonjóia e pelo Conservatório Muñoz Molleda na próxima sexta-feira, 31 de março, com início às 19 horas. A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete, até à lotação da sala.

O espetáculo resulta do intercâmbio realizado entre 6 e 11 de setembro de 2022, onde 22 alunos da Orquestra Juvenil da Bonjóia, acompanhados por cinco docentes, participaram no IX Encontro de Orquestras Muñoz Molleda, na cidade espanhola de La Línea de la Concepción, no âmbito do projeto MusicALL, financiado pelo POiSE – Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, tendo o Município do Porto o papel de investidor social.

As duas orquestras tiveram uma apresentação conjunta a 9 de setembro desse ano, com um concerto no Palácio de Congressos e Exposições de La Linea de La Conception, em Espanha, considerado um momento marcante na vida musical de todos os intervenientes.

Durante esta semana (27 e 31 de março de 2023), o Curso de Música Silva Monteiro recebe 40 alunos do Conservatório Muñoz Molleda, retribuindo a receção e hospitalidade com que a Orquestra Juvenil da Bonjóia foi brindada em Espanha.

A Orquestra Juvenil da Bonjóia foi criada, em 2011, como resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Música para Todos”, implementado pela Câmara do Porto, desde 2010, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro e com o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. O projeto proporciona às crianças do ensino básico a possibilidade de usufruírem de formação, no âmbito do ensino especializado da música.

A criação da Orquestra Juvenil de Bonjóia é considerada um caso de sucesso, que demonstra a qualidade do trabalho que é desenvolvido no âmbito desse projeto, permitindo dar visibilidade artística aos seus elementos, nomeadamente alunos de diferentes escolas públicas e privadas, oriundos de universos socioculturais diversificados.