Inovação

Comunidade tecnológica reúne-se na Porto Tech Hub

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Alfândega do Porto acolhe, esta sexta-feira, a Porto Tech Hub. Dezenas de empresas e mais de mil profissionais do setor são esperados, ao longo do dia, para um momento de partilha de conhecimento sobre as principais tendências e novidades tecnológicas do presente e do futuro.

Na prossecução do seu objetivo de promover e desenvolver o Porto como um centro tecnológico global – o setor já criou mais de 22 mil postos de trabalho qualificado na cidade –, a Porto Tech Hub pretende ser um evento transformador, reunindo líderes da indústria, inovadores e entusiastas da tecnologia para uma troca significativa de ideias e oportunidades.

O evento conta com a presença de diferentes oradores, como Patrycja Wegrzynowicz, da Yon Labs e, recentemente, considerada uma das Top 10 Women in Tech na Polónia, Josh Long, da Pivotal, Stephen Chin, da JFrog, Mete Atamel, da Google, ou Nicolai Parlog, da Oracle.

Cidade bem posicionada no contexto europeu

O vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, esteve na sessão de abertura, sublinhando a importância e o papel da tecnologia no crescimento e desenvolvimento da cidade. Os 22 mil novos postos de trabalho qualificados, desde 2015, coincidem com a criação, pelo município, da InvestPorto.

"A cidade do Porto é hoje reconhecida como um centro tecnológico importante no contexto europeu. É inquestionável a capacidade de atrair empresa, direta ou indiretamente, e de fazer crescer as que já cá estão", afirmou o vereador da Economia.

Programação, cloud e infraestrutura, cibersegurança, modern web e inteligência artificial são os temas que marcam a oitava edição da Porto Tech Hub. A iniciativa integra 40 palestras e 20 workshops.

Incluída na programação da conferência esteve a Porto Tech – Get Together, que decorreu, esta quinta-feira à noite, no M.Ou.Co Hotel, e que contou também com a presença do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo. Esta é uma iniciativa que promove o espírito de colaboração entre os atores do ecossistema tecnológico.

Para além do natural convívio realizou-se uma mesa redonda, subordinada ao tema "O Porto e os diferentes lados do futuro – da educação ao empreendedorismo", tendo a participação do investigador Gilberto Bernardes, do INESC TEC, Inês Santos Silva, fundadora da Portuguese Women in Tech, Paula Gomes da Costa, gestora da Körber digital, e o responsável de Marketing e Crescimento da Infraspeak, Rui Santos Couto.

Apoiada pelo Município do Porto, através do programa Convocatória Aberta, a Porto Tech Hub já contou, em todas estas edições, com a participação de cerca de cinco mil pessoas e mais de 80 oradores vindos de empresas de renome mundial, como a Google, a Amazon, a eBay, a Facebook, a Spotify, a Microsoft, a RedHat ou a Netflix.