Sociedade

Comunidade francesa no Porto associa-se à Câmara na homenagem às vítimas do atentado de Paris

  • Notícia

    Notícia

A comunidade francesa no Porto associou-se hoje espontaneamente à homenagem que, amanhã, pelas 16 horas, a Câmara Municipal do Porto vai prestar às vítimas do atentado de ontem em Paris, entre as quais se contava George Wolinski, cartunista com fortes ligações ao Porto. A homenagem decorrerá em frente à Câmara e inclui uma evocação a Wolinski e à liberdade de expressão e partiu da iniciativa de Rui Moreira, à qual se têm vindo a associar personalidades e instituições da cidade.

Ontem assassinado em Paris, durante o ataque à publicação satírica Charlie Hebdo, o cartunista francês tinha grandes ligações ao Porto. A cidade rende-lhe homenagem sexta-feira, às 16 horas,em frente à Câmara Municipal do Porto.


Georges Wolinski (Túnis, 28 de junho de 1934 - Paris, 7 de janeiro de 2015) foi um cartunista e escritor francês. Foi assassinado no massacre da Charlie Hebdo, um ataque terrorista ocorrido em Paris que matou outras onze pessoas e que ainda não foi reivindicado. Wolinski tinha grandes ligações ao Porto, tendo sido um dos principais impulsionadores e membro do júri da competição Porto Cartoon. Wolinski vinha com frequência ao Porto, considerada a capital portuguesa do cartoon.


Depois de descontinuar seus estudos de arquitetura em Paris, Georges Wolinski tornou-se cartoonista em 1960, contribuindo com ilustrações eróticas e políticas, além de banda desenhada na revista mensal Hara-Kiri.


Durante a revolta dos estudantes de maio de 1968, Wolinski foi co-fundador da revista de sátira L'Enragé com Siné.


O trabalho de Wolinski podia ser visto diariamente no jornal Libération, semanalmente no Paris-Match, L'Écho des Savanes e Charlie Hebdo.