Economia

Founders Founders traz mais empresas e mais reabilitação à Baixa

  • Notícia

    Notícia

Comunidade de empreendedores abriu hoje as portas da sua casa, a Founders House, para dar a conhecer um projeto empenhado em ajudar a fazer crescer negócios e startups.

A Founders Founders, o primeiro projeto de promoção do empreendedorismo e crescimento de negócios criado por fundadores de startups e scaleups, apresentou-se hoje oficialmente perto da Praça do Marquês, no Porto, onde está sediada. Esta comunidade nasce no local certo e no momento apropriado, refletindo a vitalidade de um ecossistema empreendedor incomum, cada vez mais maduro e com escala global - uma realidade de que deu nota, na abertura da agenda do grupo, o secretário de Estado da Indústria.

De acordo com João Vasconcelos, o Porto "é o primeiro exemplo em Portugal" de criação de um movimento gerado por startups "com esta dimensão", refletido num espaço físico inovador, a Founders House.

Também o vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto realçou, na ocasião, a singularidade do ambiente empreendedor que se instalou na cidade, onde a iniciativa privada "tem conseguido ocupar novos espaços". Trata-se de uma nova realidade "admirável" que, frisou Filipe Araújo, resulta na criação de emprego, na dinamização do tecido económico e, simultaneamente, na reabilitação urbana.

"A dinâmica que se está a viver na cidade, o ambiente criado em torno do empreendedorismo e do investimento, não é muito normal acontecer" - afirmou ainda o vereador. Será invulgar, mas é seguramente positiva, conforme deseja mostrar a Founders Founders. Esta comunidade de empreendedores, empresas e investidores, também "uma rede internacional de mentores e parceiros estratégicos nas áreas de gestão, marketing, tecnologia e comunicação", é formada já por 250 pessoas de todo o mundo que "pretendem promover o crescimento individual e dos seus negócios, através de um contexto que amplifica a colaboração e entreajuda".

A estratégia e desempenho do grupo tem como nervo central a Founders House, na Rua da Constituição, onde 140 pessoas trabalham em 13 empresas tecnológicas que gozam da condição de residentes da Founders Founders. Em conjunto, estas empresas receberam mais de cinco milhões de euros em investimento.

O conceito Founders Founders começou a ser desenhado em 2015, quando um pequeno grupo de empreendedores com projetos incubados no UPTEC se deparou com um problema comum: todos tinham de deixar, em algum momento, "o contexto de incubação" e seguir caminho. "À boa maneira de quem gosta de resolver problemas, decidiram criar o contexto certo de partilha de espaço físico, experiência acumulada, redes de contactos e atitude empreendedora".

Agora as portas estão abertas, podendo aderir à comunidade novos empreendedores e projetos não-residentes.