Ambiente

Comunidade escolar convidada a conhecer "soluções verdes" da Escola Básica do Falcão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Escola Básica do Falcão, em Campanhã, recebeu na terça-feira, a primeira de um conjunto de visitas interpretativas às soluções baseadas na natureza instaladas como parte das intervenções de requalificação e ampliação da escola, que se destacam pela inovação e sustentabilidade. A iniciativa destina-se à comunidade educativa e aos residentes locais.

Os participantes, docentes e não docentes da escola e de outras escolas do Agrupamento do Cerco, tiveram oportunidade de explorar e compreender as soluções baseadas na natureza, reconhecer características, funções e vantagens das mesmas.

Entre as soluções estão coberturas verdes e painéis fotovoltaicos, usados para proporcionar conforto térmico e acústico, controlo de drenagem das águas pluviais, impermeabilização dos edifícios e a eficiência energética. A ligação das águas pluviais a uma charca próxima à horta comunitária preserva e protege a biodiversidade local. Uma fachada verde foi instalada para sombreamento das salas de aula.

O investimento foi financiado pelo programa LIFE ao abrigo do projeto “MyBuildingisgreen”, e tem com o objetivo melhorar a qualidade de vida de quem diariamente trabalha e estuda na EB1 do Falcão, promovendo um ambiente propício ao ensino-aprendizagem, formação cívica e bem-estar da comunidade escolar. As intervenções também contribuem para a adaptação às alterações climáticas, na medida em que tornam edifício mais resiliente para enfrentar os extremos climáticos.

Ao grupo, foi igualmente explicada, a oportunidade de soluções destas servirem como laboratório vivo para aprendizagens complementares às realizadas em sala de aula, em articulação com as aprendizagens essenciais e os conteúdos programáticos.

A equipa da Divisão Municipal de Gestão Ambiental contou com a colaboração de uma técnica da AdePorto - Agência de Energia do Porto, que forneceu explicações sobre os painéis fotovoltaicos. Até 30 de setembro, estão programadas mais visitas para alunos, pais e residentes locais.