Sociedade

Comunidade de empreendedores Founders Founders vai inaugurar um novo espaço em Campanhã

  • Notícia

    Notícia

#fib_founders_founders_08.jpg

Filipa Brito

A nova casa da Founders Founders, próxima à Estação de Campanhã, terá 4.000 metros quadrados. Vai acolher perto de 300 pessoas, provenientes de cerca de 12 startups. Abre no início de 2021.

A freguesia de Campanhã continua a granjear o interesse de novos negócios. Depois de a tecnológica Readiness IT ter inaugurado novas instalações neste território, há uma nova vaga de empresas a instalar-se na freguesia que abre novas oportunidades aos empreendedores, desde logo porque apresenta preços por metro quadrado mais atrativos e porque dispõe de instrumentos urbanísticos, como Operações de Reabilitação Urbana (ORU) que proporcionam a redução de taxas urbanísticas municipais e outros benefícios fiscais aos investidores.

Com acessibilidades de excelência, o novo espaço da Founders Founders – que sucede ao primeiro, oficialmente inaugurado em abril de 2017, junto à Praça do Marquês – vai chamar-se “Founders Founders Porto Oriental” e estará pronto a abrir no início de 2021.

Um tributo à zona oriental que a comunidade de empreendedores, encabeçada por Felipe Ávila da Costa (CEO e cofundador) e por Rui Santos Couto (cofundador), não quis deixar de prestar. “Campanhã está numa fase de grande investimento, com especial destaque para projetos como o Terminal Intermodal, o Antigo Matadouro, a requalificação do Jardim da Corujeira, e agora a Founders Founders Porto Oriental”, sublinha a comunidade, em comunicado.

No edifício reabilitado, próximo à estação de caminhos de ferro e de metro de Campanhã, haverá lugar a “um miradouro, um ginásio e um restaurante, além de tecnologia moderna e a capacidade de produzir 50% de toda a energia que precisa”, descreve.

“À imagem do que acontece em vários edifícios desta zona da cidade, existem muitas marcas da industrialização. Há uma chaminé industrial que foi preservada, um reservatório de água transformado em miradouro e todo o projeto de interiores mantém à vista várias características originais do edifício. A escolha de materiais privilegia o conforto energético e acústico, sendo que a central fotovoltaica do edifício é capaz de produzir 50% da energia necessária”, destaca Nuno Esteves, CEO da Horizonte Urbano, responsável pela promoção, projeto e toda a obra da Founders Founders Oriental.

Uma obra, portanto, emblemática também do ponto de vista da sustentabilidade, sobre a qual a comunidade prefere não adiantar números de investimento. O importante, asseguram, era resolver o problema de falta de espaço da rede de empreendedores da Founders Founders, cada vez mais alargada em número de pessoas e projetos.

“A maioria dos fundadores da nossa comunidade não tem oportunidade de ter os seus projetos a residir numa das nossas casas, por falta de espaço. Por essa razão, era prioritário aumentar o espaço disponível. Campanhã vai concentrar boa parte da iniciativa tecnológica e criativa da cidade, por isso tinha de ser aqui!”, esclarece o cofundador da Founders Founders, Rui Santos Couto.

A comunidade esteve na génese do Movimento Tech4Covid19, criado no Porto, que nas primeiras semanas da pandemia, e até hoje, contribuiu com vários projetos de angariação de material sanitário, alojamento para médicos e enfermeiros, e apoio a pessoas em situação de isolamento. A iniciativa foi inclusive mencionada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As startups residentes da Founders Founders já angariaram mais de 50 milhões de euros em investimento e com elas colaboram cerca de 500 quadros qualificados.