Sociedade

Comunidade chamada a debater vulnerabilidade social dos jovens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A UPTEC acolheu a segunda sessão do projeto municipal "InPorto!", iniciativa promovida pelo Centro de Inovação Social (CIS) do Porto, que procura fazer pensar e incentivar a inovação social em diferentes contextos. Desta vez, o tema de debate e reflexão foi o da “vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia e vida independente”.

A este propósito, o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, lembrou que “este é um problema complexo, pouco visível e com enorme impacto na vida dos jovens, das suas famílias e comunidades”.

O foco do "InPorto!" é apelar à empatia e ao envolvimento de agentes da sociedade civil, setor público, privado e da academia. Na primeira sessão, o projeto municipal promoveu a inovação no combate ao isolamento social dos idosos, um problema que o vereador da Coesão Social considerou “complexo, de elevada expressão e com tendência para aumentar”.

Fernando Paulo realça que “esta iniciativa pretende promover dinâmicas que permitam e potenciem a colaboração, troca de experiências, informação e a criação de uma visão e atuação comum para o ecossistema de impacto na cidade do Porto”.

“Através do envolvimento dos diversos agentes, pretende promover-se o conceito e a disseminação de boas práticas na área da inovação social”, lembra o vereador.

A próxima sessão terá lugar a 13 de abril e vai debruçar-se sobre a desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Todas as pessoas que queiram receber informação sobre as próximas ações "InPorto!", assim como sobre a abertura das inscrições, poderá subscrever a mailing list do CIS Porto.