Sociedade

Compre no comércio tradicional onde a magia do Natal ainda é o que era

  • Notícia

    Notícia

É certo que o ano é atípico - as máscaras, o álcool gel e as regras impostas à entrada de cada loja atestam-no - mas a magia de Natal nas principais artérias do comércio da Baixa do Porto ainda é o que era. Mais ainda quando vem acompanhada de descontos e horas de estacionamento gratuito.

As iluminações, o fumo dos assadores de castanhas, o vaivém de pessoas e os sacos repletos de embrulhos denunciam a azáfama própria da época. As ruas de Santa Catarina, 31 de Janeiro e de outras artérias satélite são, por esta altura, as mais procuradas pelos portuenses e visitantes. Mas também a zona dos Clérigos e de Cedofeita não fogem a este rebuliço.

Em plena pandemia, mas com segurança garantida, no comércio tradicional de rua a variedade de produtos suplanta qualquer grande superfície comercial, para quem procura autenticidade, originalidade, artigos sem fabricação em série ou ainda presentes com o selo nacional.

“Há de tudo, como na farmácia”, costuma-se dizer. E até há um motivo extra: descontos diretos para o bolso dos consumidores.

Para isso, basta seguir os dísticos da campanha de Natal que o Município do Porto desenvolveu em parceria com a Associação de Comerciantes do Porto e entrar numa das lojas aderentes. Por cada 20 euros em compras recebe 2 euros de desconto direto. Se fizer 100 euros em compras, por exemplo, poupa logo à partida 10 euros (fora outros descontos que poderão ser eventualmente aplicados por iniciativa dos próprios comerciantes).

Além de apoiar o comércio tradicional e de porta aberta para a rua também vai bem servido. Afinal, as compras de Natal feitas com tradição não só reservam bons negócios, como ainda tickets para horas de estacionamento gratuitas em quatro parques municipais (Trindade, Silo Auto, Duque de Loulé e Alfândega) e sacos de embrulho “Porto.”.