Cultura

Companhia Nacional de Bailado homenageia Saramago em espetáculo no Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Graca_Bilelo_Companhia_Nacional_Bailado_Deste_mundo_e_do_outro_01.JPG

Graça Bilelo

A criação de Olga Roriz para a Companhia Nacional de Bailado (CNB), estreada no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago, em 2022, chega ao Rivoli nos dias 12, 13 e 14 de janeiro (quinta-feira a sábado), às 19h30, no Grande Auditório.

“Deste Mundo e do Outro” baseia-se na obra do único autor português distinguido com o Nobel da Literatura, uma celebração e homenagem à vida deste escritor ímpar na cena cultural do nosso país.

No livro que serve de mote ao espetáculo, o autor descreve e reflete sobre a humanidade, demonstrando o seu amor e preocupação.

Nas palavras de Olga Roriz, coreógrafa responsável pela direção, “o escritor leva-nos às profundezas das gentes, dos lugares, de épocas antigas ou por vir, onde o detalhe da escrita nos faz sentir e entrar pelas terras dentro. A sua obra é uma visão do mundo, e esta peça que agora crio com os bailarinos da CNB não poderá ser mais do que o meu sentir sobre essa visão.”

Com direção da reconhecida coreógrafa e bailarina, que também assina a conceção da banda sonora ao lado de João Rapozo, o espetáculo conta com cenografia de Pedro Santiago Cal, desenho de luz de Cristina Piedade e interpretação dos bailarinos da CNB.

Oito anos depois da última criação para a CNB, a coreógrafa volta a trabalhar com a companhia fundada em 1977, a única de base clássica em Portugal.

Os bilhetes estão à venda no Teatro Municipal do Porto e na bilheteira online. Mais informações aqui.

No âmbito desta apresentação, haverá ainda um ensaio aberto onde o público poderá assistir e conhecer os processos de trabalho da companhia, assim como as obras que o grupo irá apresentar. Será na quinta-feira, 12 de janeiro, em horário a definir.