Cultura

Companhia Nacional de Bailado apresenta "A Perna Esquerda de Tchaikovski" no Festival Dias da Dança

O Festival DDD - Dias da Dança conta, já nesta sexta-feira, com a participação da Companhia Nacional de Bailado para o espetáculo "A Perna Esquerda de Tchaikovski" que é, no fundo, a perna esquerda de Barbora Hruskova, bailarina da CNB que fez a sua despedida oficial dos palcos em junho de 2014. Esta produção parte desse momento melancólico mas libertador, em que ela assumiu o controlo da sua própria vontade e decidiu abandonar a dança.

Por convite da CNB, o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, escreveu e dirige esta peça, procurando traduzir dramaturgicamente um gesto generoso, vulnerável e pleno de ironia; o gesto de revelar um corpo que já não obedece a todas as ordens.

Em diálogo com o piano de Mário Laginha, que também está em palco para interpretar a música original que compôs para este espetáculo, Barbora Hruskova revisita a sua carreira e as marcas que essa vida na dança traçou no seu corpo. A bailarina, que disse um dia que dançar era como ser atravessada pelas tempestades, viaja assim entre o teatro e a dança, numa escala íntima e confessional, até à memória de um corpo jubiloso e martirizado, num itinerário de prazer e dor, vulnerabilidade e combatividade, sacrifício e superação.

Com a duração aproximada de uma hora e 20 minutos, "A Perna Esquerda de Tchaikovski" sobe ao palco do Teatro Nacional São João, no Porto, pelas 21,30 horas desta sexta-feira e pelas 18,30 horas de sábado, rumando depois a Matosinhos, onde se apresenta na quinta-feira dia 11, às 21,30 horas, no Teatro Constantino Nery.

Mais informação e bilhetes aqui.

Informação completa sobre o Festival DDD aqui.