Turismo

Companhia aérea austríaca aumenta números de voos para o Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#mno_aeroporto_vista_cabine.jpg

As ligações aéreas do Porto a Viena, através da Austrian Airlines, tiveram início em abril de 2023, então com três voos semanais. Menos de um ano depois, a companhia aérea austríaca acaba de anunciar o aumento, para cinco, das ligações semanais à Invicta, com início já em maio.

"Decidimos praticamente duplicar a capacidade em maio, de três voos para cinco voos por semana", avançou ao Publituris o general manager sales do Grupo Lufthansa em Portugal.

Thomas Ahlers acrescentou que, depois de uma ausência de 20 anos, a nova rota da Austrian Airlines para o Porto registou um grande sucesso no verão do ano passado, motivo pelo qual a companhia aérea do grupo mundial de aviação decidiu aumentar o número de voos semanais para quase o dobro, já a partir deste verão. Esta foi uma das sete novas rotas abertas pela transportadora do grupo na época alta do ano passado.

"Este novo voo foi o que teve maior sucesso entre todos os novos voos da Austrian Airlines", adiantou o responsável do Grupo Lufthansa em Portugal, indicando que, além da transportadora austríaca, as companhias aéreas do grupo fazem um balanço positivo da sua operação em Portugal, no ano passado. De acordo com Thomas Ahlers, no último verão, as companhias do grupo disponibilizaram, em Portugal, até 36 voos por dia para os vários hubs que servem.

Jet2 lança ligações para Manchester no verão

Entretanto, a companhia aérea britânica Jet2 decidiu também antecipar os voos entre Manchester e o Porto para o verão deste ano, devido à "procura fenomenal" pelo destino português de eleição para muitos turistas.

A Jet2.com e a Jet2City Breaks tinham anunciado, em novembro do ano passado, que iriam começar a voar de Birmingham e Manchester (Reino Unido) para o Porto, no verão de 2025. No entanto, este programa vai avançar mais cedo. Mais especificamente, as ligações aéreas entre Manchester e o Porto vão começar no dia 4 de julho, com dois serviços semanais (quinta-feira e domingo), até 3 de novembro deste ano.

"Desde que anunciámos o lançamento deste novo serviço para o Porto, temos registado uma procura fenomenal. Ouvimos sempre o que os nossos clientes, parceiros e agentes de viagens independentes dizem-nos, pelo que decidimos agir rapidamente e antecipar o lançamento dos voos para o Porto", explicou Steve Heapy, CEO da Jet2.com e da Jet2holidays, citado pelo site Secret Manchester.

O Porto e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro continuam, assim, a ser locais de grande procura. Em 2023, o aeroporto surge no top 20 das infraestruturas europeias: das 63 novas ligações em direção a território português, 28 colocaram as companhias aéreas a voar para o Porto, conforme conclusão da Air Service One, especializada na análise de dados sobre aviação comercial.