Ambiente

Como reduzir o consumo de plástico no dia a dia? A LIPOR dá alguns conselhos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_plasticos.jpg

DR

Contribuir para um mundo mais sustentável está ao alcance de todos, com escolhas que podem ser adotadas na vida quotidiana.

Na hora de fazer as compras, optar por sacos reutilizáveis em vez de sacos de plástico descartáveis. Usar uma garrafa de vidro reutilizável em vez de garrafas de água de plástico. Substituir as palhinhas de plástico por palhinhas de bambu ou inox. Optar pelo uso de cápsulas de café reutilizáveis em vez das de uso único.

Estes são alguns dos conselhos que a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto oferece, numa publicação na rede social Facebook, para quem quer reduzir o consumo de plástico no dia a dia, contribuindo para um mundo mais sustentável.

A LIPOR é membro efetivo do Pacto Português para os Plásticos, lançado em fevereiro de 2020. A Câmara do Porto está igualmente comprometida com a iniciativa, tendo-se associado à campanha de sensibilização “Vamos Reinventar o Plástico” e sido reconhecida na apresentação ao grupo de trabalho do Roteiro para os Plásticos 2025.

A abordagem passa por implementar algumas medidas concretas de redução de plástico, como a promoção do uso da água da torneira, a instalação de bebedouros nos vários serviços municipais e o uso de garrafas de vidro em salas de reuniões e eventos.

Segundo dados recentes, a rede de municípios associados da LIPOR, da qual o Porto faz parte, emitiu em 2020 menos 93.648 toneladas de CO2, em comparação com os dados de 2019. Ao nível dos materiais recicláveis, consta do Relatório Integrado que foram recicladas mais de 76 mil toneladas de materiais e reduzido o consumo de energia em 17,49%.