Ambiente

Como a flor do Porto pode tornar o inverno mais colorido em casa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_camelia_branca_01.jpg

Filipa Brito

Ainda que as temperaturas convidem a uma espécie de hibernação, é possível trazer as cores quentes das flores para dentro de nossas casas. A equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto mostra como colorir este inverno rigoroso de início de ano.

Cuidar de plantas requer algum trabalho, mas sempre permite aquecer. Se há flor que resiste a intempéries, temperaturas baixas e ventos fortes, é a camélia, a flor da cidade do Porto. Importada de Inglaterra no início do século XIX, rapidamente se espalhou pelos jardins – públicos e privados – da cidade. É o exemplo de excelência para colorir o ambiente da estação mais fria do ano.

E, porque nem todas as plantas murcham no inverno, até pelo contrário, a equipa do Ambiente tem mais sugestões, lembrando que há critérios para a escolha das flores a ter em casa: o espaço – se interior, se exterior – e o porte, além do gosto pessoal relacionado com a beleza e as cores.

Para uma maior diversidade em casa, mas também para a colorir em tempos mais frios, os conselhos vão para flores como o alecrim, que ainda tem a vantagem de servir para tempero e infusões. Tudo a apelar ao conforto. Já a calêndula, além de trazer cores muito vivas, tem características medicinais e... é comestível!

Outras ideias são a urze ou o conhecido aloé vera, que não requerem grande manutenção nem precisam de muita água. Para quem tem um jardim mais amplo, o folhado ou o loureiro podem ser outras opções. E, se quer ter um autêntico jardim de inverno no interior de casa, a equipa do Ambiente da Câmara do Porto deixa mais sugestões: os cíclames, as orquídeas, as chagas ou os amores-perfeitos. Porque o inverno não tem que ser cinzento.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.