Economia

Como financiar projetos de bioeconomia circular é tema de debate

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_cidade_porto_3.jpg

Filipa Brito

Nesta terça-feira, dia 4, realiza-se, no Porto, o Primeiro Investors Day, dedicado ao financiamento de projetos de bioeconomia circular. Entre os oradores estão representantes da Câmara Municipal, Banco Europeu de Investimento, 3xP Global, Polestar Capital, Portugal Ventures, Lipor, Tech4Biowaste e Cetaqua.

O HOOP Circular Investors Day é um evento anual interativo e presencial do projeto HOOP, financiado pela União Europeia. Este evento envolve investidores públicos e privados, gestores e promotores de projetos, startups, organizações públicas centrais, regionais e locais, e municípios na discussão de soluções de financiamento e mecanismos de redução de riscos que visem colmatar a lacuna financeira em projetos de bioeconomia circular.

A primeira edição do evento foi estruturada em duas sessões: uma dedicada aos investidores, para partilhar a sua visão sobre a bioeconomia, oportunidades, obstáculos, as suas necessidades e expectativas relativamente a propostas de investimento. Na segunda sessão, os promotores de projetos das cidades, regiões e empresas vão apresentar as suas visões, opiniões, desafios e questões. Destaque, ainda, para a sessão de abertura que conta com duas intervenções em formato “keynote”, do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e de Francisco Gregório, do Banco Europeu de Investimento.

O Primeiro Investors Day é uma organização da RdA-Climate Solutions, no âmbito da sua participação no projeto H2020 HOOP, e conta com o apoio de uma instituição bancária. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser realizadas aqui.