Ambiente

Comitiva suíça veio ao Porto conhecer experiência da cidade em matéria ambiental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um conjunto de entidades oficiais do Governo do cantão suíço de Valais passou nesta segunda-feira pela Invicta para beber da experiência da cidade em matéria ambiental. O Pacto do Porto para o Clima foi um dos tópicos abordados no encontro com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

A comitiva suíça começou a visita pelas instalações do Porto Innovation Hub, onde foi recebida pelo vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, seguindo-se uma apresentação do trabalho feito pelo Município em matéria ambiental.

O Pacto do Porto para o Clima – apresentado no início deste ano com o objetivo de mobilizar a sociedade para atingir metas mais ambiciosas – foi um dos tópicos abordados na sessão, correspondendo a uma solicitação das entidades visitantes.

O Valais é um dos 26 cantões da Suíça e, situando-se na região dos Alpes, é particularmente afetado pelas alterações climáticas. O objetivo da visita foi perceber como o Porto está a adaptar-se a esta realidade e quais as medidas que estão a ser adotadas na cidade para atingir a neutralidade carbónica.

Após a sessão no Porto Innovation Hub, a comitiva suíça liderada pelo presidente do cantão de Valais, Roberto Schmidt, foi oficialmente recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pela vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha. Para além da troca de lembranças, a receção incluiu a assinatura do livro de honra do Município.