Política

Comissário britânico para o Comércio recebido nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No primeiro de três dias de visita ao Porto, o comissário britânico do Comércio para a Europa foi recebido, nos Paços do Concelho, pelo presidente da autarquia, Rui Moreira. Assumindo a primeira visita à cidade, Chris Barton fez-se acompanhar pelo diretor de serviço do Comércio Internacional, João Sebastião, e do ministro-conselheiro e vice-chefe de missão, Nigel Bound, ambos a exercer funções na Embaixada do Reino Unido em Lisboa.

O papel do comissário para o Comércio é o de encorajar a relação comercial e de investimento entre o Reino Unido e outros países europeus, melhorando o acesso ao mercado para empresas britânicas na Europa, atraindo investimento de empresas europeias para aquele país, incentivando as exportações do Reino Unido para a Europa e influenciando a política comercial multilateral com o continente.

No ano passado, os DIT Business Awards - iniciativa da embaixada britânica em Portugal, que reconhece o esforço das empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e o sucesso das empresas britânicas em Portugal - reconheceram 11 empresas, entre elas as portuenses Critical Software, iLoF, FairJourney Biologics e Didimo.

Na altura, Chris Barton sublinhou como "as empresas britânicas e portuguesas, cujo sucesso é hoje reconhecido, são o melhor exemplo da importância que o relacionamento entre o Reino Unido e Portugal tem e que continuaremos a apoiar com a estreita colaboração entre ambos os países e no contexto europeu".

Na manhã desta quarta-feira, o comissário britânico participou na sessão de abertura da conferência "Desafios e Oportunidades para as fintech no mercado português", organizada pela Câmara de Comércio Luso-Britânica, e, ao início da tarde, contribuiu para o diálogo entre Portugal e Reino Unido, promovido pela Porto Digital, sobre o impacto das tecnologias emergentes.

Na quinta-feira, o comissário britânico estará na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto para uma masterclasse, organizada pelo Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido, sobre o ecossistema britânico de "investimento-anjo" e capital de risco.

A iniciativa faz parte do Produtech Digital Innovation Hub, uma rede de inovação digital para a indústria, que tem como missão fomentar a transformação digital das empresas industriais da região e estimular o ecossistema de inovação.