Ambiente

Comissão Europeia selecionou o Porto para participar na Missão de Adaptação às Alterações Climáticas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_parque_sao_roque.jpg

Filipa Brito

A Comissão Europeia selecionou o Porto para participar na Missão de Adaptação às Alterações Climáticas, voltando a colocar a cidade na linha da frente das cidades com melhores políticas ambientais.

O anúncio, feito nesta quinta-feira, corporiza a escolha da Invicta como uma das primeiras cidades signatárias da Carta da Missão, que formaliza a adesão do Porto à Missão de Adaptação às Alterações Climáticas.

Depois da seleção do Porto como uma das 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima em 2030, no passado dia 28 de abril, a Comissão Europeia volta a colocar a Invicta no centro do combate às alterações climáticas, reconhecendo o caminho traçado pela cidade rumo a um futuro resiliente e sustentável.

A Missão de Adaptação às Alterações Climáticas tem como objetivo apoiar, pelo menos, 150 regiões e comunidades europeias a tornarem-se resilientes ao clima até 2030, num desafio que procura transformar os grandes problemas das cidades em soluções eficazes e inovadoras capazes de responder à urgência climática e à crise da biodiversidade.

A Missão Adaptação da UE irá apoiar a pesquisa e a inovação necessárias para um futuro mais seguro do nosso planeta, partilhar saber e boas práticas e apoiar regiões e comunidades rumo à resiliência climática e envolver os cidadãos na elaboração de políticas de adaptação. Às cidades selecionadas, a Comissão Europeia pede o esforço de colocarem a natureza no centro das decisões, de forma a trabalhar com os ecossistemas para a construção de cidades, regiões, litorais, bacias fluviais e florestas cada vez mais resilientes.

Ao participar nestas duas Missões da Europa, o Porto torna-se das poucas cidades europeias com metas tão ambiciosas em termos de clima, almejando a neutralidade carbónica e a resiliência climática até 2030. Para estes objetivos, o Porto dispõe de estratégias bem definidas em termos de descarbonização e de adaptação, corporizado no Pacto do Porto para o Clima, que prevê a redução de 85% das emissões de CO2 da cidade, face ao ano de 2004, e com a compensação dos restantes 15% de emissões, através do robustecimento da estrutura ecológica e do amadurecimento da floresta urbana nativa do Porto, entre outras medidas.